Saúde

RN emite nota técnica para orientar sobre casos de intoxicação por metanol

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou, nesta quinta-feira (2), uma nota técnica com orientações para unidades de saúde e municípios sobre a notificação de possíveis casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol.

Segundo a pasta, até o momento da emissão do documento, não havia registro de ocorrências no estado relacionadas à ingestão da substância em bebidas alcoólicas. A medida foi adotada após relatos de intoxicações em outras partes do país, especialmente em São Paulo.

“Toda a estrutura de vigilância – em especial o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) – segue ativa em monitoramento do quadro no estado”, informou a Sesap.

A nota define critérios para identificar casos suspeitos, descreve condutas clínicas a serem adotadas, orienta exames necessários e detalha como deve ser feita a notificação oficial. As amostras de sangue dos pacientes deverão ser enviadas para análise no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

O metanol é um solvente altamente tóxico e, quando ingerido em bebidas adulteradas, pode causar sérios danos à saúde. Os sintomas costumam aparecer entre 12 e 24 horas após a ingestão e incluem dor abdominal, náusea, visão borrada e confusão mental. Em casos graves, a intoxicação pode levar a alterações neurológicas, coma e até morte.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support