Educação

RN é o terceiro pior estado do país em alfabetização infantil

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC)

O Rio Grande do Norte registrou que 60,7% das crianças da rede pública não estavam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental em 2024. O dado, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Indicador Criança Alfabetizada, coloca o estado como o terceiro pior no ranking nacional.

A avaliação é baseada em provas aplicadas pelos sistemas estaduais de ensino, que incluem 16 questões de múltipla escolha e três abertas, entre elas uma produção de texto. O critério considera se a criança consegue ler pequenos textos, identificar informações e interpretar tirinhas, mesmo com possíveis erros ortográficos.

Enquanto o índice nacional atingiu 59,2% em 2024, o RN ficou abaixo da média, embora tenha apresentado um crescimento de 2,3 pontos percentuais em relação a 2023, quando o índice era ainda pior. No país, o indicador cresceu 3,2 pontos, aproximando-se da meta de 60% prevista pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

No ranking nacional, o Rio Grande do Norte fica à frente apenas de Sergipe e Bahia. A maioria dos municípios potiguares (134 de 151) está abaixo da média nacional, com índices que variam entre 21,43% e 78,95%.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support