Pandemia

RN alcança maior taxa de transmissão pela Covid-19

O índice, segundo dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS/UFRN) é de 1,96.

O momento da pandemia no Rio Grande do Norte, com alta de casos e aumento de mortes em janeiro em relação a dezembro, faz com que o Estado registre a maior taxa de transmissibilidade em toda a pandemia. O índice, segundo dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS/UFRN) é de 1,96.

“Não temos tido tantos óbitos quanto o número de casos. Temos uma baixa letalidade graças a vacinação. Temos uma letalidade abaixo de 0,5 e isso é muito bom, mas precisamos ainda avançar na vacinação, porque ainda temos visto número de óbitos em idosos e sem esquema completo de vacinação, incluindo a D3”, analisa Diana Rêgo.

O aumento nos casos de covid 19 fez com que o Governo do Rio Grande do Norte passasse a exigir o passaporte vacinal para ingresso em shoppings, bares e restaurantes fechados, visando o aumento da vacinação. Além disso, carnavais de vários municípios do Estado, como Natal, Parnamirim, Macau e Caicó, foram cancelados em razão do aumento de casos e da variante Ômicron. 

Profissionais afastados

O aumento de casos de covid 19 e o surto de gripe com o novo vírus da Influenza (H3N3) em todo o Estado provocou afastamentos de profissionais de saúde na rede pública do Rio Grande do Norte em janeiro. No último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, consolidado até o dia 12 de janeiro, foram 180 licenças médicas temporárias concedidas.

No boletim, são citados os hospitais da Polícia Militar, Tarcísio Maia, Santa Catarina, Rafael Fernandes, Maria Alice e João Machado, além do Hemonorte e do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador da Sesap.

O Hospital da PM foi o que registrou mais afastamentos (44, ao todo), sendo 16 por Covid e outros 28 por síndrome gripal. O Hospital João Machado aparece em seguida, com 28 afastamentos, sendo 18 por sintomas gripais.

Números:

  • Casos em janeiro:
    38.644
  • Óbitos em janeiro
    134
  • Casos em dezembro:
    5.499
  • Óbitos em dezembro:
    75

Tribuna do Norte

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support