Primeira Infância

Rio Grande do Norte adere ao programa Criança Feliz do Governo Federal

A iniciativa visa promover o desenvolvimento infantil integral de crianças durante a primeira infância.



O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, esteve no Rio Grande do Norte na última quarta-feira (8), onde formalizou adesão do estado ao programa Criança Feliz.

A iniciativa visa promover o desenvolvimento infantil integral de crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No Rio Grande do Norte, o programa atenderá 18 mil famílias em 127 municípios que aderiram ao Criança Feliz.

“É no início da vida que se desenvolvem todas as competências humanas. O programa vai apoiar as famílias para que possam estimular seus filhos da melhor forma para que eles desenvolvam essas competências. Uma criança que está num ambiente pobre de estímulo vai chegar aos 4 anos com 20 vezes menos vocabulário”, destaca Osmar Terra.

O governador Robinson de Faria, disse que o governo estadual desenvolveu um software de vigilância socioassistencial para facilitar a localização das famílias que podem ser inseridas no programa.

“Entendemos a importância do programa porque o cuidado no início da vida é fundamental para o restante da caminhada de qualquer pessoa. Queremos fortalecer o Criança Feliz no nosso estado”, afirma.

O prefeito de Caicó (RN), Robson Araújo, um dos municípios que fizeram adesão, destacou a importância da parceria com o governo federal. “Daremos um grande salto, principalmente nos dias de hoje, em que há muita violência. Certamente daremos dias melhores para nossas crianças”, avalia.