armazenamento

Reservar corretamente a água garante saúde e evita transtornos

Para manter a qualidade da água é importante garantir bons hábitos de limpeza

Já pensou na capacidade de armazenamento do seu reservatório de água? Uma casa de padrão médio, com quatro moradores, o ideal é uma caixa de água com capacidade para armazenar 2 mil litros de água. Quando for morar ou construir em um imóvel atente para o fato da importância em ter um reservatório adequado para o tamanho da sua família. Pensar no armazenamento correto garante saúde e evita transtornos em caso de manutenção que paralise o abastecimento.

Para manter a qualidade da água é importante garantir bons hábitos de limpeza. Como a manutenção correta da caixa de água a cada seis meses. O chefe da Unidade de Manutenção de Água de Mossoró, Nehilton Barreto, explica que o cálculo do tamanho da caixa é preciso considerar que o consumo é de 180 litros por pessoa/dia.

“Uma casa de 70 a 80 metros quadrados, considerando um padrão médio, para quatro pessoas, seriam 720 litros por dia, para locais em que o abastecimento ocorre dia sim e dia não. O total seria uma reserva de 1.440 litros por dia. O reservatório com 2.000 litros de capacidade seria o ideal para a família”, ressalta Nehilton.

Nehilton lembra que as caixas de água devem ser bem tampadas para evitar problemas como proliferação de mosquitos e a entrada de sujeira no local. “Se você tiver uma caixa de água ou cisterna adequada para o consumo de sua família não vai precisar armazenar água em locais inadequados como baldes e tonéis”, explica.

Cisternas

Uma alternativa é ter as cisternas, caso o cliente ache mais interessante. “O morador pode automatizar a água da cisterna para ser bombeada para o reservatório superior. Mas nunca essa bomba pode ser instalada na rede de água da Caern porque vai prejudicar os vizinhos.”, reforça.

Outra dica é fazer revisão de instalações internas periodicamente. Prestar atenção em torneiras pingando, derramamento em vaso sanitário e acompanhar sempre o consumo de água de um mês para o outro. “As caixas de água devem ser acessíveis para realização de limpeza a cada seis meses. A Caern envia água no padrão de potabilidade, mas com o tempo, minerais presentes na água podem se depositar no fundo da caixa. Daí a importância da limpeza periódica”, recomenda.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...