RELIGIOSO, EDUCADOR, COMUNICADOR E AMIGO
A igreja católica em Mossoró e região perdeu mais uma de suas referências com a morte do Padre Sátiro Cavalcante. Ele se junta na lembrança a Dom José Freire e ao Monsenhor Américo Simonetti. Pessoas com as quais sempre tive fácil acesso, seja como profissional de rádio, jornal e também como cidadão para uma boa conversa sobre o cotidiano. Mais diretamente ao Padre Sátiro, nós perdemos um religioso, educador, comunicador e, com destaque, um excelente amigo.
A conversa sempre inteligente, em sua sala na direção do Diocesano ou na sala de orações, ouvíamos tudo atentamente, conselhos e informações. Quando reitor o Padre Sátiro me proporcionou a honra ao me chamar no momento em que a Universidade era estadualizada. Enquanto aguardava o resultado, estávamos os dois em sua sala conversando sobre o momento histórico, com passar das horas outras pessoas se juntaram, porém eu fui o primeiro, convidado por ele, a chegar no local. Um privilégio que nunca esqueci ou esquecerei. Agora resta a saudade do religioso, educador, comunicar e amigo. Deus, certamente, já o recebeu em lugar especial.
DINHEIRO DO BNDES
E mais uma vez lá se vai o dinheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) atravessando fronteiras para financiar obras fora do país. Essa é a intenção, novamente, do presidente Lula (PT) que já fez isso em gestões anteriores e o Brasil levou calote, principalmente de Cuba, Venezuela e Moçambique. Essa turma tem dívida com a pátria amada Brasil no valor de US$ 463 milhões (dólares). Peguem a cotação do dólar do dia que estiver lendo o texto e isso ultrapassará a casa dos 2 bilhões de reais.
Apesar da calote, até aqui configurado, o governo federal quer autorização para retornar com o financiamento de obras no exterior mais uma vez. Até anda dizendo que a nova proposta não contemplará os países que estão devendo, porém existe uma distância enorme naquilo que é falado e o que se faz na prática. Então, não tem nenhum cabimento o Brasil precisando conter suas despesas, reduzir gastos e, em sentido contrário, mandar seu dinheiro para outros países. Além disso, tem essa turma que não honra compromisso.
BAGUNÇA NA SEGUNDONA
Depois de encerrada a segunda divisão do futebol no Rio Grande do Norte, o que seria motivo de festa para o campeão e recomeço de trabalho para aqueles que ficaram pelo caminho, na verdade o ambiente se transformou em grande bagunça. E tudo em um ambiente, no mínimo, estranho. Acusadores levam a melhor, acusados silenciam e uma terceira corrente reage. Foi o que aconteceu com o MEC que perdeu o título após denúncia de irregularidade feita pelo Baraúnas que, por sua vez, se tornou alvo de suspeitas levantadas na última semana pelo Parnamirim.
Fiquei surpreso com a falta de vontade de reação dos ex-baraunenses que assumiram o MEC, em aceitar tudo sem muitos questionamentos. Por sua vez o tricolor que ficou com a vaga apenas fez uso, segundo seus dirigentes, do regulamento. Imagine, um time registrado como amador não foi detectado por seus representantes, menos ainda pelo setor de registro da Federação e, só o adversário Baraúnas sabia. Como diria a música de Dalton, “muito estranho”. E o que tem o Parnamirim com isso tudo? O time da grande Natal ensaiou uma possível denúncia de jogador irregular além de pendência financeira ou de documentos do Leão do Oeste junto a FNF. Até o fechamento da coluna, nada de concreto comprovado. A bagunça parece generalizada.
SAI UMA MULHER ENTRA UM HOMEM AMIGO
Em período de eleição, para buscar o voto em maior número, na mente de políticos que não prezam muito pela ética e a verdade, vale tudo. Até a falácia corre solta, do tipo, “precisamos de um governo e instituições públicas com a presença de mais mulheres e negros”. Eis que o sujeito que falou assim ganha a eleição, assume, o tempo passa e, nada de mulheres ou negros, a preferência são os amigos. Um bom exemplo é a escolha do presidente Lula pelo nome de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Flávio Dino é homem, branco e um grande e afinado amigo do presidente. E vale lembrar outro detalhe: Ele irá substituir uma das poucas mulheres do supremo, Rosa Weber, que se aposentou. Até o PT, embora silencioso, anda se irritando com a postura do representante maior também do partido. O partido, assim como todos nós, vai vendo cair por terra a ideia de mais mulheres e negros na vida pública, como defendia o candidato Lula, situação reforçada pela cena circense da subida da rampa do planalto com indígenas, cadeirantes, negros e mulheres, como se ali todos os gêneros estivessem vivendo uma nova realidade no Brasil. Populismo sem avanço.
CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL
Finalmente vai saindo do forno o projeto de implantação da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O cidadão poderá utilizar apenas um documento para a sua identificação e assim eliminar aquela quantidade que sempre deixou a carteira de bolso estufando. Nesse sentido o Rio Grande do Norte passa a emitir a CIN a partir do dia 11 de dezembro, agora em 2023, que irá substituir o atual modelo passando o cidadão a contar apenas com o número do CPF como registro nacional.
Lembrando que no modelo que vigorou até agora, e ainda irá permanecer por um período de transição, cada Estado emitia sua própria RG, o que não será mais possível a partir de agora. Na avaliação geral esse novo documento traz mais segurança. O processo de agendamento para adquirir o novo documento foi mantido no mesmo formato da RG anterior, através do https://www3.itep.rn.gov.br/agendamento. A primeira via da CIN será emitida de forma gratuita.
O HAMAS VISTO POR DENTRO
Filho de um dos criadores do grupo terrorista Hamas diz que “prefere a morte do pai, do que a morte de civis inocentes”. Essa foi uma das muitas declarações Mosab Hassan Yousef em passagem pelo Brasil e nos contatos com a imprensa. Seu pai, Hassan Yousef é um dos fundadores do Hamas, que deserdou o filho depois que esse se rebelou contra a violência que via dentro de casa em sua infância. Ele inclusive criticou duramente governos e a população em geral que apoiam esse tipo de movimento, segundo Mosab Hassan Yousef, que tem a mesma intenção dos nazistas, qual seja, conquistar o mundo.
Conhecido como “filho do Hamas”, pela biografia lançada em 2012, Mosab faz críticas duras as ações do grupo terrorista e apoia sem restrições as ações militares de Israel em Gaza, considerando como únicos culpados os membros do Hamas. Embora na infância tenha sido induzido atirar pedras nos soldados de Israel, ele cresceu com outra visão chegando inclusive a se tornar um informante do Shin Bet, o serviço de segurança interna de Israel. Se ele viveu tudo de perto e considera uma barbárie o que faz o Hamas, somente um cego e radical por ideologia extremista apoia as ações criminosas.
MENSAGEM
“Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras.”
Cícero
BRASÍLIA E A RACHADINHA
Nome de forte influência pelas redes sociais durante a campanha do então candidato à presidência da República, Lula (PT), o deputado federal André Jananes (Avante-MG) agora se notabilizou por outro motivo, nada recomendável. Assessores e ex-assessores acusam o parlamentar da prática ilegal e imoral da rachadinha. Estamos falando daquela situação na qual o gabinete de um parlamentar contrata funcionários, as vezes até fantasmas que não aparecem no local do trabalho, porém com a condição imposta de que eles “devolvam” parte dos salários. Claro, embolsado em seguida pelo “patrão”.
A situação veio a público na última semana depois da divulgação de áudios por seus assessores. A turma foi experta, aceitou e gravou tudo. Além de Janones as denúncias alcançaram também sua assessora e eleita prefeita de Itauiutaba (MG), Leandra Guedes. Ela inclusive levou parte dos assessores do gabinete para seu auxilio na prefeitura. Se cutucar na prefeitura, pode sair mais coisa. Os dois, claro, negam tudo, porém as provas são fortes e a Polícia Federal segue investigando o caso. É como dizem – A medida do ter nunca enche.
PAINEL DE EMPREGOS
Final de ano chegou, nova era se aproxima e é preciso garantir o pão nosso de cada dia. E essa situação acontece com a garantia do emprego. Por isso resolvi deixar aqui uma dica bem interessante, serviço que já ouvi em algumas emissoras de rádio e replico aqui para reforçar a divulgação. A dica é, acessar o site www.prefeiturademossoro.com.br e clicar no painel de empregos. Diariamente a página é atualizada com boas dicas de vagas abertas, empresas e a qualificação.
Serviço extremamente positivo, por isso estamos aqui reforçando para você que precisa trabalhar abrir o site e providenciar o seu cadastro. São várias as áreas, tais como, pedreiro, servente, setor de marketing digital, departamento financeiro, manipulador de pescado, vendedor de ótica, ASG entre outros. Vale conferir a página e deixar os seus dados e, quem sabe, antes mesmo do Natal e festa de ano você já esteja com seu emprego garantido.
FESTA DE SANTA LUZIA 2023
Diferente do que diz a programação, eu me atreveria em afirmar que a Festa de Santa Luzia começou antes de dezembro com a peregrinação da imagem em cidades do Rio Grande do Norte e estados vizinhos. Para o último mês do ano a programação se reforça com o período da novena, eventos na área externa da catedral e o grande momento, dia 13, com a procissão. Com o tema “Luz na Missão” a programação oficial de dezembro começou com a Carreata da Luz saindo da Igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima, no Abolição II, seguida de missa na Catedral de Santa Luzia.
A edição 2023 é recheada de novidades, como a retomada do Oratório de Santa Luzia. As apresentações acontecem de 2 a 11 de dezembro, sempre após a novena do período da noite, no adro da Catedral. Tem ainda o I Clássicos da Luz, no dia 9 de dezembro, às 15h, com saída da Catedral de Santa Luzia e chegada no Restaurante Buscapé Budd. Esse evento é marcado pelo desfile de carros antigos. A programação conta ainda com a abertura ao público do Centro Diocesano de Memórias, no Seminário Santa Terezinha. O funcionamento, especial para a Festa de Santa Luzia, será de 2 a 12 de dezembro. A procissão de Santa Luzia será no dia 13, com saída do Santuário de Santa Clara, às 16h, com descida da avenida Presidente Dutra até a chegada à Catedral.
DICA LEGAL – COMPRAS DE FINAL DE ANO
Dezembro chegou e esse é um período no qual as compras aumentam por conta do período natalino, confraternizações e festa de révellion. Infelizmente, tudo isso que deveria ser apenas positivo, tem também traz o seu lado negativo. São problemas de produtos com defeito, entrega que não chega na data combinada enfim, situações que levam ao desgaste e, para não ficar no prejuízo e conhecer seus direitos e deveres é importante ficar atento ao que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
São vários os artigos no CDC que cuidam dos seus direitos em relação a troca de produtos com defeito e trocas por desistência. Além disso, também é bom observar as garantias contratuais e as diferenças para troca em compras feitas pela internet e lojas físicas. Entre outros você pode navegar pelos artigos 26, 35, 19, 49, 51, enfim, como já foi dito, são muitos os dispositivos a depender do caso concreto. Fique ligado, faça valer seus direitos, boas compras e boas festas.