AFEBRAS

Reitora da Ufersa se reúne com Ministro da Educação em Brasília

Encontro promovido pela AFEBRAS aconteceu na última terça-feira e reuniu vários reitores de universidades federais

Na última terça-feira (11), a reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Ludimilla Oliveira se reuniu com o Ministro da Educação Victor Godoy e com o Secretário Executivo Adjunto do MEC, José de Castro Barreto. O encontro aconteceu em Brasília e reuniu outros reitores integrantes da Associação de Reitores das Universidades Federais (AFEBRAS).
Segundo a AFEBRAS o encontro de reitores em Brasília reuniu, além da reitora da Ufersa, Cândido Albuquerque (UFC), Valdiney Gouveia (UFPB), Paulo Fagundes (UNIVASF), Janir Soares (UFVJM), Herdjania Lima (UFRA), Alex Marinho (UFDPAR) e vice-reitor Antônio Carlos Ancelotti (UNIFEI).
Durante a reunião no MEC, os reitores apresentaram relevantes conquistas das universidades federais nos últimos anos, discutiram o orçamento do MEC e das instituições federais de ensino superior. Outro ponto importante tratado na reunião foi a preocupação demonstrada pelos reitores com eventuais contingenciamentos que possam atingir as atividades acadêmicas das IFES.
Os reitores pontuaram a necessidade de manter os orçamentos previstos e também a necessidade de ampliar os investimentos para 2023 visando aumentar a capacidade de pesquisa das universidades federais. Atualmente as entidades são responsáveis por mais de 90% da pesquisa nacional.
Os representantes ouviram dos dirigentes do MEC o firme propósito do Ministério de atender as necessidades atuais das universidades e o compromisso de lutar pela ampliação dos orçamentos para 2023.
Em seguida, os reitores da AFEBRAS foram recebidos pelo Ministro-Chefe da Casa Civil, Senador Ciro Nogueira, a quem mostraram as conquistas mais recentes das IFES, expuseram o propósito de aperfeiçoar o ensino superior brasileiro e solicitaram apoio financeiro para o MEC. A ideia é garantir maiores investimentos para as Universidades, não só para custeio, mas também para investimentos, como forma de fortalecer a capacidade de pesquisa e inovação das universidades.
Os reitores saíram otimistas das reuniões e reafirmaram o compromisso de estreitar o diálogo com as instâncias governamentais em busca de apoio para as Universidades.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support