Reitora da Ufersa emite nota sobre transferência de curso de arquitetura
Na publicação, Ludimilla Oliveira declara que a decisão partiu da coordenadora do curso em Pau dos Ferros
A reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Ludimilla Oliveira, emite nota à imprensa onde esclarece sobre a transferência do curso de Arquitetura do Campus de Pau dos Ferros para o Campus Central em Mossoró. Segundo a nota, não foi uma decisão adotada por ela (Ludimilla) e sim uma solicitação feita, através de documentos pela coordenadora do curso Rafaela Santana Balbi.
Na nota a reitora Ludimilla expõe que foi solicitada a criação de uma comissão para providenciar a transferência do curso. Na nota não está detalhado o que foi alegado pela coordenadora para fazer a solicitação de transferência do curso. Segue a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
SOBRE O CURSO DE ARQUITETURA DA UFERSA (CAMPUS DE PAU DOS FERROS)
A Reitora da UFERSA, Prof. Dra. Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, vem esclarecer a comunidade acadêmica ufersiana e toda a sociedade, especialmente a pauferrense e mossoroense, que estão sendo veiculadas notícias falsas acerca do procedimento da gestão da universidade em relação ao Curso de Arquitetura (Campus de Pau dos Ferros).
Ao contrário do que está sendo noticiado por certa mídia, em momento nenhum a Reitora da UFERSA resolveu fechar o Curso de Arquitetura de Pau dos Ferros, nem tampouco decidiu transferir este curso para Mossoró.
Está documentalmente comprovado que na realidade foi a Coordenação do Curso de Arquitetura da UFERSA (Campus de Pau dos Ferros) que solicitou à Reitoria a criação de uma Comissão de Elaboração de Plano de Reestruturação e Transferência do Curso de Arquitetura e Urbanismo, o que ocorreu através do MEMORANDO ELETRÔNICO Nº 22/2021 – CCAU-PDF (11.01.36.12.12.01), assinado pela Prof. Dra. Rafaela Santana Balbi (Coordenadora do Curso de Arquitetura/ Campus de Pau dos Ferros), e datado de 06 de outubro de 2021.
No Memorando mencionado, a Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF) solicita a oficialização da Comissão de Elaboração de Plano de Reestruturação e Transferência do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFERSA/Pau Dos Ferros para o Campus UFERSA/Mossoró. Ademais, apresenta como integrantes da comissão solicitada os seguintes membros docentes: Prof. Msc. Antônio Carlos Leite Barbosa (Presidente), Prof. Dr. Eduardo Raimundo Dias Nunes, Profª Drª. Ellen Priscila Nunes de Souza, Profª. Drª. Monique Lessa Vieira Olímpio e Profª. Drª. Rafaela Santana Balbi. E como representação discente de acompanhamento dos trabalhos da Comissão foram indicados: Joatã Araújo Avelino da Silva (titular) e Maria Cecilia Dantas Bezerra (suplente), ambos discentes do do curso de Arquitetura e Urbanismo).
Deste modo, atendendo a mencionada solicitação realizada pela Coordenação do Curso de Arquitetura (Campus de Pau dos Ferros), a Reitora expediu a Portaria nº 611, de 13 de outubro de 2021, que apenas e tão somente institui a mencionada comissão e estabelece o prazo de 45 (quarenta e cinco) dias para finalizar os trabalhos de ESTUDOS para encaminhar o Plano ao Gabinete da Reitoria.
Após a apresentação do projeto/plano de viabilidade de transferência, a Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo deverá apresentar a proposta nas Assembleias de Departamento e Conselhos de Curso envolvidos, e posteriormente nos Conselhos Superiores competentes, para só então, a proposta de transferência, se aprovada em todas estas instâncias, seguirá ainda para apreciação do Ministério da Educação e finalização deste processo. Portanto, em nenhum momento houve um ato da Reitoria no sentido de transferir automaticamente o curso para Mossoró, mas unicamente foi instituída uma comissão que apresentasse à comunidade ufersiana, nas assembleias e colegiados, de forma democrática, o pleito apresentado pelos docentes de arquitetura e coordenação de curso.
Com toda a atenção, respeito e consideração, a Reitora apenas recebeu a demanda de uma coordenação de curso de graduação, qual seja, do curso de arquitetura, e determinou o trâmite da ANÁLISE do pleito, como democraticamente faz com todas as postulações de Coordenações, Chefias de Departamento, Direções de Centro e de Campus, e também das mais diversas unidades acadêmicas, servidores técnicos, professores e estudantes, que chegam até a Reitoria.
A Reitora da UFERSA reitera que tem total compromisso com o aperfeiçoamento científico, tecnológico, institucional e acadêmico, não somente do Campus de Pau de Ferros, mas de todos os demais campi da UFERSA, bem como é entusiasta e defensora da interiorização do ensino e do desenvolvimento.
Mossoró/RN, 20 de outubro de 2021