Crítica

Reitor pró tempore do IFRN solicita vantagens vistas como imorais

Josué Moreira quer auxílio-moradia, dois carros com motoristas e nomear seu advogado pessoal como auditor da instituição

O professor Josué Moreira, nomeado reitor pró-tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) vem adotando medidas que vem sendo questionadas pela comunidade interna da instituição. Para um grande número de professores funcionários e alunos, tais medidas são no mínimo imorais.

Na semana passada, Josué Moreira, tratado como interventor pela comunidade do IFRN, solicitou auxílio-moradia para si próprio, além de dois veículos oficiais, com motoristas, para ficar à sua disposição. Josué Moreira ainda tentou cancelar uma reunião do Conselho Superior da instituição (órgão máximo do IFRN) abrindo um processo às 23h45 min da noite dois dias antes da reunião acontecer.

Mas as medidas questionáveis adotadas por Josué Moreira não ficaram apenas nisso. Ele está solicitando das prefeituras de São José de Mipibu e Natal a cessão de servidores para ocupar cargos de confiança no IFRN.

Josué Moreira nomeou como pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, José Ribeiro de Souza Filho, ex-vice-reitor e que concorreu a eleição para reitor do IFRN, ficando em terceiro lugar, com 3% dos votos.

O detalhe é que o advogado de Moreira, Francialdo Rocha, disse à Folha de São Paulo que nenhum dos candidatos que concorreram à eleição no IFRN tinha condições morais e idoneidade para assumir cargos na instituição. Tanto José Ribeiro quanto Josué Moreira são filiados ao PSL, ex-partido do presidente Jair Bolsonaro.

Por fim, Josué Moreira está atuando para nomear o advogado Francialdo Rocha como Auditor Geral da instituição. Desde que chegou ao IFRN que o reitor pró tempore vem agindo nesse sentido.

O Portal do RN não conseguiu falar com Josué Moreia para apresentar sua versão para os fatos.

Veja abaixo os processos nos quais Josué Moreira pleiteia as benesses citadas nessa reportagem.

Processo 01

Processo 02

Processo 03

Processo 04

Processo 05

Resultado para Reitor

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...