em Mossoró

Reforma do museu inclui instalação de elevador

Estrutura está sendo colocada e recurso vai facilitar acesso dos visitantes 

As obras de reforma e modernização do Museu Histórico Lauro da Escóssia em Mossoró, já estão promovendo uma série de importantes melhorias. A nova estrutura passará a contar com elevador que objetiva facilitar o acesso dos visitantes. A estrutura do elevador começou a ser instalada ontem, 23. O elevador irá beneficiar, especialmente, as pessoas com deficiência garantindo a acessibilidade a todas as áreas do museu.

A nova estrutura do museu também vai contar com sistema de combate e prevenção a incêndios, dentre as melhorias realizadas pela Prefeitura de Mossoró. Uma das principais melhorias implantadas foi a construção da torre para permitir a instalação do elevador. O elevador vai permitir o acesso ao pavimento do primeiro andar onde funcionará a Pinacoteca.

Os avanços nas obras do Museu Municipal já são visíveis. O prédio ganhou uma escada de emergência construída para criar uma rota de fuga em caso de incêndio. Foram instalados detectores de fumaça em todo o prédio e nove extintores de incêndio serão instalados, além da sinalização de emergência.

O Museu Lauro da Escóssia contará também com para-raios a partir da instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). O prédio histórico ainda receberá um sistema de combate a incêndio com instalação de três hidrantes, sendo dois na área interna e um na parte externa. “É um avanço muito significativo que atende a qualquer emergência com acessibilidade de fuga. Teremos acessibilidade ao pavimento superior por meio do elevador, que antes não existia, ou seja, ficou com acessibilidade para cadeirantes ou uma pessoa com dificuldade de locomoção também terá acesso a todas as salas do museu”, destacou Carlos Antônio, engenheiro responsável pelas obras.

O prédio ganhou pintura nova que resgata as cores do próprio Museu Lauro da Escóssia e de outros museus do país. A previsão é que as obras sejam concluídas no próximo mês. Em setembro do ano passado, as obras tinham sido paralisadas pela antiga gestão, mas foram retomadas em abril deste ano pela nova gestão da Prefeitura de Mossoró. Além da restauração do prédio, os reservatórios de água também foram ampliados. A parte externa, na Praça Pr. Manoel Nunes Paz, também passou por restauração.

As obras são executadas pela empresa ganhadora da licitação e são acompanhadas pelas secretarias municipais de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) e Cultura (SMC). Enquanto as obras são realizadas, o Museu Histórico Lauro da Escóssia segue fechado para visitação ao público. Porém, a Secretaria Municipal de Cultura planeja a criação de um projeto de incentivo à visitação pela população e turistas.

Uma das iniciativas que serão adotadas é a ampliação do período de funcionamento, que também terá visitação nos finais de semana. Os funcionários do Museu Lauro da Escóssia também estão participando do curso Gestão de Museus Municipais e Comunitários, que é uma parceria do Museu do Seridó (MDS) e o Museu Câmara Cascudo (MCC) conjuntamente com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A participação dos funcionários no curso é uma preparação para a reabertura.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support