Acordo

Reforma da Previdência dos servidores do RN deve ser votada hoje

Proposta será levada a plenário ainda na manhã desta quinta-feira, 24/9

A Assembleia Legislativa deve votar, em primeiro turno, nesta quinta-feira, 24/9, a Reforma da Previdência dos servidores públicos do Rio Grande do Norte. A votação deve acontecer ainda na manhã de hoje.

Inicialmente, os deputados analisarão o texto-base da proposta. Em seguida, eles votarão as modificações no projeto. Como existe acordo entre as bancadas de governo e oposição, a expectativa é que o debate seja tranquilo e que haja quórum para votar o texto.

De acordo com o presidente da AL/RN, deputado Ezequiel Ferreira, o segundo e definitivo turno da votação vai acontecer na próxima terça-feira 29/9. O prazo limite para aprovação da proposta vence em 30 de setembro.

Não há data definida para a promulgação da reforma (por se tratar de PEC, a governadora não precisa sancionar), mas o Estado tem apenas até o dia 30 de setembro para colocar as novas regras em vigor.

Esse é o prazo máximo concedido pelo Ministério da Economia para que estados e municípios se adequem à Reforma da Previdência Geral, promulgada pelo Congresso em 2019. Quem não se adequar pode ser penalizado com o corte de verbas federais.

A votação da Reforma da Previdência será possível graças a acordo firmado entre as bancadas, após a situação apresentar uma nova proposta com a definição de cinco faixas de alíquotas de contribuição.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support