Dados

Quase 12 mil crianças foram registradas sem o pai no RN

Entre janeiro de 2020 e maio de 2025, quase 12 mil crianças foram registradas apenas com o nome da mãe no Rio Grande do Norte. Os dados, do Portal da Transparência do Registro Civil, mostram que 11.999 registros foram feitos sem a identificação do pai no documento — o que representa cerca de 5,6% dos 210.975 nascimentos ocorridos no estado nesse período.

Natal lidera em números absolutos: dos 59.208 nascimentos registrados, 3.609 foram feitos apenas com o nome da mãe. Já proporcionalmente, o destaque é para o município de Bodó, na região da Serra de Santana, onde um dos três nascimentos registrados entre 2020 e 2025 não teve o nome do pai, o que representa 33% do total local.

Por outro lado, seis municípios potiguares não registraram nenhum nascimento sem a identificação do pai: João Dias, Jundiá, Pedro Avelino, Riacho da Cruz, Triunfo Potiguar e Várzea tiveram todos os registros com o nome dos dois genitores.

Desde 2012, o reconhecimento de paternidade pode ser feito gratuitamente em qualquer Cartório de Registro Civil do país, graças ao Provimento nº 16 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O pedido pode partir da mãe, do pai ou do próprio filho, caso seja maior de idade, sem a necessidade de processo judicial.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support