Espaço

Projeto no RN prevê lançamento de 12 nanossatélites a partir de 2027

A iniciativa foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (29), durante o I Workshop da Constelação Potiguar

Um novo projeto no Rio Grande do Norte pretende desenvolver, construir e lançar 12 nanossatélites que atuarão no monitoramento do território potiguar a partir de 2027. A iniciativa foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (29), durante o I Workshop da Constelação Potiguar, realizado na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

O Projeto Constelação Potiguar tem como objetivo usar os nanossatélites para aplicações práticas e de impacto social significativo, como monitoramento ambiental, gestão de recursos hídricos, apoio à economia do mar e prevenção de desastres naturais.

De acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB), os nanossatélites são pequenos satélites artificiais com massa inferior a 10 kg — em muitos casos, pesando menos de 1 kg. Eles possuem estruturas compactas e formatos padronizados, geralmente em formato cúbico, conhecidos como cubesats.

Os modelos desenvolvidos no Rio Grande do Norte terão cerca de 30 centímetros de altura e devem ser lançados do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, na Grande Natal.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support