PROFUSÃO DE BARBEARIAS

Certa vez, atendendo convite do professor Cid Augusto, fui até a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte conversar com estudantes de jornalismo. Falar da experiência do cotidiano nas redações de jornal, rádio, TV e, não poderia faltar, reportagem de rua. E na conversa lembro que uma aluna perguntou sobre a formação da pauta do dia, assuntos e possíveis entrevistados. Respondi falando da pauta convencional definida ali mesmo, entre os membros da redação. Porém, o mais importante, falei que a melhor pauta mesmo era a rua, a partir do momento que o profissional sai de casa e observa a cena do trajeto que fará naquele momento.

Fiz esse preâmbulo para falar sobre um tema que tenho observado nos últimos meses. Depois da abertura em série de farmácias e academias (atividades físicas), observamos agora uma profusão de barbearias. E essa é uma cena vivida praticamente em todas as cidades por onde tenho passado. Tem sempre um espaço novo para cuidar da barba, cabelo, bigode e, de quebra, aquela arrumadinha nas sobrancelhas. Essa é uma daquelas que chamamos de “pauta de rua”. Certamente para rádio, jornal e TV daria uma excelente reportagem podendo abordar diferentes ângulos dessa atividade no fomento da economia. Claro, observando atentamente as pessoas que estão diretamente responsáveis pelo investimento. Quem é, de onde vem e sua real intenção no ramo.


REFLEXOS DAS ELEIÇÕES NOS EUA

Pelo mundo afora, não tenho a menor dúvida, o tema do momento nos noticiários é a eleição dos Estados Unidos da América (EUA), principalmente com foco no seu resultado. Tudo que acontece na maior economia do mundo tem seus reflexos no restante do planeta. Além desse forte detalhe vale para o momento de polarização, a questão política, ou melhor colocando, ideológica. Dizem os especialistas no assunto que a vitória de Donald Trump deve influenciar no confronto Direita x Esquerda.

No Brasil, por exemplo, seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro vibraram com a vitória de Trump. Essa turma aposta todas as suas fichas na crença de que, o resultado dos Estados Unidos poderá influenciar positivamente em uma possível eleição da direita em território brasileiro no pleito do próximo ano. Nos resta aguardar que, independente da ideologia, os eleitos hoje e aqueles que virão amanhã, pensem e pratiquem políticas voltadas para o bem coletivo, o todo da sociedade, e não apenas para seus seguidores. Só ideologia não alimenta, não educa, não garante a saúde e muito menos a segurança da população. É assim que penso e logo escrevo.

DELIBERAÇÕES E RECONDUÇÃO NA FNF

A semana que passou foi de decisões importantes na Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). Durante reunião do Conselho Arbitral, com participação de clubes amadores e profissionais filiados, foram tomadas decisões em relação ao Campeonato Estadual 2025 como também a definição de mais um período administrativo no comando da entidade. Sobre o primeiro tema foi definido que, a partir de 2025, duas equipes serão rebaixadas para a segunda divisão e, consequentemente, dois times subirão para disputar a Série A de 2026.

Com essa decisão do rebaixamento e acesso, foi batido o martelo em relação a número de participantes. Assim como aconteceu nas últimas edições, serão 08 equipes. Já em relação a gestão da FNF, nenhuma novidade, o atual presidente, José Vanildo, permanece no cargo. O novo período de gestão durará até o ano de 2030 e para que isso fosse possível sem nenhum atropelo, ele contou, segundo nota da própria entidade, com apoio e voto unânime dos filiados presentes no Conselho Arbitral da terça-feira, dia 05 de novembro de 2024. Se os filiados estão satisfeitos e aprovam, nada a declarar nesse momento.

VENDEDORES DE COCAINA NA POLÍCIA

Parece mentira, infelizmente não é. O escrito acima aconteceu em São Paulo envolvendo três Policiais Civis que foram descobertos vendendo cocaína a um membro do PCC (Grupo do crime organizado denominado Primeiro Comando da Capital). De acordo com Paulo Cappelli, do site de notícia Metrópoles, o trio foi flagrado pela Polícia Federal depois de fazer a apreensão de 400 quilos de cocaína que pertencia ao PCC. O grupo deixou uma pequena quantidade da droga na delegacia e ficou na posso do restante. Foi a partir desse momento que começou a venda. Um representante do PCC entrou em contato com os policiais.

A proposta apresentada pelos policiais era o pagamento de R$ 5 milhões e o produto seria devolvido e assim tudo aconteceu. Acha que isso é grave? Tem mais. Os três foram afastados do serviço por um período. Por decisão judicial o trio será reintegrado ao trabalho na cidade de Santos-SP. Entendeu o juiz do caso que as provas da PF foram adquiridas de forma ilegal, pois haviam apreendido o celular do representante do PCC sem autorização judicial. Pronto, desde a última semana os “vendedores de cocaína” estão de volta no seio da Polícia Civil. Prontos para novas investigações e, se preciso, apreensões. O resto fica por conta da sua imaginação. Como diz a manchete do Metrópoles – Policiais vendem cocaína ao PCC e voltam à ativa depois de anuladas as provas.

NO CONFRONTO COM O GALO, DEU URUBU

Não teve jeito, apesar das bombas, pedra, copos e garrafas arremessadas, com bola rolando como deve ser, deu Flamengo na decisão da Copa do Brasil contra o Atlético Mineiro. No confronto do Galo contra o Urubu, mascotes de Atlético e Flamengo respectivamente, deu Urubu Rei. No primeiro jogo, vantagem gigante, vitória rubro-negra por 3 a 1, no Maracanã Rio de Janeiro. Já segunda e decisiva partida, na Arena MRV, em Belo Horizonte, o time carioca voltou a vencer, 1 a 0, e ergueu o título.

Além da festa de campeão, o Flamengo também leva para casa uma premiação milionária, de R$ 73,5 milhões, sem contar com a premiação, também em dinheiro, por cada fase de classificação. Para completar, a conquista da Copa do Brasil ainda garante ao vencedor a classificação direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América. Apesar do comportamento inadequado de alguns “torcedores”, entre aspas mesmo, a festa do futebol prevaleceu e foi rubro-negra contra um time forte e tecnicamente qualificado, como é o Atlético Mineiro, também finalista da Libertadores 2024.

ATAQUE AOS BOMBEIROS NO RN

A cena é humilhante, degradante. Assim podemos definir o próprio Estado acuado e sendo expulso de uma comunidade em Natal-RN, no momento representando pelos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros. Me refiro aos acontecimentos no bairro Felipe Camarão quando se combatia um incêndio provocado de forma criminosa. E, depois de tudo que foi feito e visto, vem o comando geral da polícia dizer que foi um fato isolado, falando como se a paz reinasse na capital potiguar. Infelizmente esse é o quadro no qual, os bandidos agem e as ditas autoridades fazem o famoso “corpo mole”.

Não pode ser considerado normal uma sequência de ações criminosas, inclusive com veículos sendo incendiados. É preciso atuar de forma repressiva e com a força que a população do bem merece para se sentir protegida, pois tenho certeza que existe ali mesmo, em Filipe Camarão, pessoas que não compactuam com a ação dos marginais. A cena, como já foi dito, é humilhante, com os bombeiros recuando e pessoas, de moto, como se tivesse “tangendo” o próprio Estado. Essa é uma inversão de valores e a sociedade não pode silenciar.

MENSAGEM

“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”

Vinicius de Moraes

Samba da benção

LOJINHA DE SANTA LUZIA

Em outras épocas somente em primeiro de dezembro acontecia a abertura da Festa de Luzia, padroeira da diocese e cidade de Mossoró. Hoje, um ou dois meses antes, alguns eventos já marcam os festejos, dando início a sua programação. Como é, por exemplo, a visita da imagem a diversas instituições e, a partir do último domingo, a abertura de sua lojinha. Isso mesmo, a Lojinha de Santa Luzia foi aberta ao público no domingo (10), após a Santa Missa das 19h na Catedral, em Mossoró. O espaço mais uma vez foi instalado na Praça da Convivência Fraterna, ao lado da igreja, no Centro da cidade.

E como será? Bom, no espaço, as pessoas podem acompanhar diversas novidades de artigos religiosos, como a camiseta da festa e de eventos esportivos, caneca, terços, imagens de Santa Luzia (de 15, 30 e 40 cm), velas, lembrancinhas natalinas e muito mais. Além do espaço físico, a Lojinha de Santa Luzia tem o atendimento e a venda de artigos religiosos de forma on-line. Todas essas informações estão disponíveis através do Instagram @lojinhasantaluziamossoro. A Lojinha também faz entregas em domicílios situados em Mossoró, mediante o pagamento de taxa de entrega, e ainda envia produtos para outras cidades com a cobrança do frete. Por fim, Mossoró com alegria, saúda Santa Luzia!

MACONHA NA ASSEMBLEIA

Depois de iniciar seu mandato comemorando o retorno do carro-pipa, lembram, e mais recente fazer uma dancinha ridícula em repartição pública, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) anda agora preocupada e quer reunir a turma do “baseado” na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. É isso mesmo, você não entendeu errado, a parlamentar anda preocupada com o futuro da maconha no Rio Grande do Norte, segundo matéria publicada no Blog do Gustavo Medeiros.

Embora sua base eleitoral seja a cidade de Mossoró-RN, ela não anda nada preocupada com a situação de abandono do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) que andou cancelando cirurgias por falta de material, já que o Estado não pagou a conta e a empresa suspendeu o fornecimento. A preocupação da deputada Isolda é o futuro da maconha em território potiguar. Enfim, como diz o texto do blog supracitado, quem sabe ela convida um psiquiatra que tenha coragem de falar sobre os riscos das drogas e um delegado de polícia para prender traficante ou usuários que estejam na posse do produto além das 40 gramas, absurdamente liberada. Fica a dica.

MARCELO, EX-FLU, NO AMÉRICA-RN

Não foi nada respeitosa a forma como Marcelo, cria e ídolo do Fluminense, deixou o clube carioca após ser empurrado pelo treinador Mano Menezes, porém, vida que segue. E o novo destino do jogador já tem nome, o América de Natal. Calma torcedor, ele não vai vestir a camisa e entrar no campo de jogo, a bola rola agora no campo dos investimentos. Acontece que ele é proprietário do grupo Doze, empresa que investe na Hi.Pe Capital SA, SAF detentora de 80% do alvirrubro natalense. A relação é puramente comercial, porém Marcelo segue aguardando, talvez, o momento certo e retornar aos gramados na condição de atleta por algum clube brasileiro ou, quem sabe, até saindo novamente do Brasil.

E o projeto da SAF de Marcelo com o América potiguar é ambicioso. Recentemente, através de suas redes sociais, o jogador declarou que existe um projeto de levar o clube alvirrubro para projeções internacionais. Uma boa notícia para o próprio futebol do Rio Grande do Norte, acredito que acontecendo esse tipo de projeção acaba obrigando os concorrentes a correr atrás e também se reforçar, principalmente, no apoio financeiro. Através do Instagram, Marcelo faz uma espécie de monitoramento do seu investimento seguindo a equipe do América-RN. Votos de sucesso.


DICA LEGAL – PUNIÇÃO E ISENÇÃO

O artigo 22 do Código Penal brasileiro diz que o autor da coação ou da ordem é o único punível se o fato foi cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a uma ordem superior hierárquico que não seja manifestamente ilegal. O artigo 22 também estabelece que é isento de pena o agente que, no momento da ação ou omissão, era incapaz de entender o caráter criminoso do fato ou de se determinar de acordo com esse entendimento. Isso ocorre quando a pessoa sofre de doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado.

Na íntegra o Artigo 22 do Código Penal brasileiro diz o seguinte: É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o carater criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Essa é a dica legal da semana. (Fonte: planalto.gov,br).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support