Saúde

Profissionais da enfermagem fazem paralisação no RN pela implantação do piso da categoria

A categoria busca cobrar a implantação do piso nacional da enfermagem, aprovado em lei no ano passado, mas que ainda não foi implementado.

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do Rio Grande do Norte fazem uma paralisação de 24 horas nos serviços em unidades de saúde, nesta terça-feira (14). A categoria busca cobrar a implantação do piso nacional da enfermagem, aprovado em lei no ano passado, mas que ainda não foi implementado.

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde) informou que foi mantido um percentual de 30% da mão de obra nas unidades de saúde durante a paralisação. Além disso, os atendimentos de urgência e emergência continuaram ocorrendo.

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Norte (Sindern) informou que a paralisação desta terça-feira é uma ação nacional em busca da implantação do piso salarial da categoria. O estado conta com cerca de 46 mil profissionais de enfermagem, sendo 16 mil apenas enfermeiros.

De acordo com o presidente do sindicato, Luciano Cavalcanti, há um indicativo de greve para o dia 10 de março caso uma solução não seja apresentada. Em Brasília, uma medida provisória está em discussão para definir a situação do piso salarial da categoria.

A lei que fixou o piso nacional de enfermeiros em R$ 4.750 foi aprovada em agosto de 2021, mas foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal em setembro até que sejam apontados os impactos da medida nos orçamentos dos estados e municípios e na prestação dos serviços. O valor serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support