Palestra

Professor enfoca desafios da docência pós-pandemia

Luiz Gomes, da Ufersa, fala sobre “Pedagogia da motivação: a nova docência pós-pandemia” em atividade promovida por escola estadual

A pandemia impôs novas experiências e perspectivas para os professores. Trabalhando a partir de casa, os docentes viverão novos desafios quando esse momento passar. “Os desafios do professor em relação à docência pós pandemia passam diretamente por uma reflexão e revisão da sua prática pedagógica, mas também e de modo geral de todo o trabalho pedagógico”, aponta o professor-doutor Luiz Gomes Filho, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Na opinião do docente, a pandemia mostrou que boa parte dos conteúdos trabalhados em sala de aula estão totalmente descolados da realidade e não é só isso. “A escola de modo geral também se apresenta como uma entidade que precisa ser apresentada e traduzida à linguagem da vida e das necessidades concretas”, acredita.

Segundo Luiz Gomes, um exemplo desse distanciamento entre os conteúdos e a vida real é o assunto “Vírus” nas ciências para o Fundamental ou Biologia para o Médio. “A pandemia mostrou que a forma como a escola trata o assunto vírus é muito distante da realidade e complexidade que esse assunto merece e que vimos com a pandemia. Esse é só um exemplo, mas isso ocorre em praticamente todos os conteúdos”, avalia.

Essas são algumas das questões que serão abordadas pelo professor Luiz Gomes em palestra que ele ministrará logo mais às 15h30 desta quarta-feira, 2/9, sobre o tema “Pedagogia da motivação: a nova docência pós-pandemia”. A atividade, on line, está sendo promovida pela Escola Estadual Estêvam Dantas, direcionada à sua equipe pedagógica e demais profissionais da educação interessados, com transmissão pelo google meet.

Luiz Gomes ressalta que pós pandemia não pode haver espaço para esses fragmentos educativos ou essas separações. “Será necessário cada professor e cada professora se reinventar mais uma vez e agora de forma mais profunda. E nessa reinvenção será muito importante o lugar do conhecimento e autoconhecimento, do trabalho e da vida real, da escola como ponte concreta para realização dos sonhos dos alunos e dos professores também”, finaliza.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...