Padroeira

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes em Areia Branca completa 113 anos

Por Nazareno Silva

Em 2024 a história da fé do povo de Deus de Areia Branca se repete com o mesmo fervor.

113 anos de procissões e fé de um povo que é maior do que sua vulnerabilidade, porque a fé uma expectativa certa da realidade. É uma busca pela consciência da verdade que só pode ser encontrada na Casa do Senhor, onde não existe Satanás.

O nosso povo litorâneo por natureza, e firme na sua certeza, é trabalhador, tem fé em Nosso Senhor mesmo nas estações brutais, é gigante na dor e sua esperança é muito mais.

A história de Nossa Senhora dos Navegantes, hoje a epopeia da gente areiabranquense, teve sua ascendência quando os atribulados homens do mar revolto num instante de desespero e pavor, foram impelidos a usarem a fé que estava entre o céu e o mar.

Para os incrédulos, a Santa Milagrosa jamais disperdiçaria suas graças com homens rústicos e pesados de língua. Ledo engano. O grito lancinante naquela noite voraz, soou para a Santa do Mar como notas dulcíssimas do alaúde árabe, se transformando num canto de louvor nas ondas que rolavam num turbilhão de espumas. A noite triste – acreditem -, sugou o sono dos olhos quase apagados dos marinheiros que pareciam ter o coração feito de escuro, como escuro estava o mar.

Mas…em um momento fé fé, o auxílio divino minimizou a ferocidade das ondas e o batéu foi conduzido pela Mão Poderosa ao porto salvador. A fé dos marinheiros foi a tirada ao mar, como uma espécie de crucifixo e em breve a borrasca parou. Foi a Deusa do Mar. Em paz, os homens puderam chegar à praia porque, para eles, Areia Branca é a terra dos amores, alcatifada de flores, onde a brisa fala de amores, nas belíssimas tardes de agosto. Em agosto, até o jangadeiro triste vai esconder suas mágoas no mar, porque é no mar de Areia Branca que o homem amargurado dar novas cores ao céu e recebe novas vozes, e novas asas à alma exausta das coisas da terra.

Em agosto, Areia Branca é assim: cheia de encantos, milagres e flores à Deusa do Mar.

Areia Branca da Senhora dos Navegantes, 15 de agosto de 2024.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support