PREVENIR NÃO É TEMOR

Sobre os últimos acontecimentos no Rio Grande do Norte, como a ponte que foi levada pela força das águas, recorro ao João Carlos, em sua tese de mestrado no interior de São Paulo quando disse que “Prevenir não é temor é acreditar no risco”, e é verdade. Tem ainda Maria Zenith Andrade Brandão, fundadora presidente da Associação de Portadores de Câncer e Amigos de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, que declarou que “Prevenir é um verbo a ser exercitado por toda vida”. E foi isso que faltou ao Governo do Rio Grande do Norte, prevenir, por exemplo, em relação aos seus helicópteros.

Não tem o menor cabimento a população, em risco, precisando dos dois equipamentos do Estado e receber como resposta que os helicópteros não poderiam voar por falta de manutenção, ou seja, faltou a danada da prevenção. Certamente a professora governadora Fátima Bezerra (PT) faltou à aula duas vezes. Uma delas foi na questão da gestão pública. Sem conseguir se explicar a governadora lançou notas que em nada interessa, o que importa aos potiguares é ter a certeza que poderá contar com o equipamento público na hora da necessidade, o que não aconteceu no episódio das pessoas que ficaram ilhadas pelas águas que levaram a ponte na BR-304. A própria população agiu rápido no apoio as equipes de resgate, do contrário o resultado poderia ser pior.

COMENDA HERMELINDA LOPES

Vale registrar e aplaudir a iniciativa do Clube do Vinil Mossoró que criou o Comenda do Mérito Musical Hermelinda Lopes. No gesto eles, além de homenagear pessoas que, em vida, desenvolvem trabalhos no mundo da música, também fazem justiça a cantora mossoroense Hermelinda que, ao lado dos seus irmãos João Mossoró, hoje residindo no Rio de Janeiro, e Oseas Lopes, o nosso Carlos André, formaram o grupo Trio Mossoró. Isso posto, vamos confirmar a primeira solenidade para a entrega da comenda que será ainda no mês de abril.

No dia 13 do mês em curso, o Clube do Vinil Mossoró estará entregando a comenda ao primeiro homenageado. O contemplado é o baterista e cantor mossoroense Lázaro Carvalho, ou simplesmente, Amab, como é artisticamente conhecido. A última vez que tive o prazer de ouvir Amab foi em um evento, em Natal, da Colônia Mossoroense. Uma justa homenagem. Aliás, como já citamos, duas, já que a comenta leva o nome de uma grande artista, Hermelinda Lopes, ex-Trio Mossoró. Com o Trio Mossoró eu tive o prazer de participar da Câmara Cultural, no legislativo mossoroense quando, na oportunidade, eu fazia parte da Diretoria de Comunicação da Casa.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

As datas vão vencendo e novos prazos são iniciados dentro do calendário das eleições municipais de 2024. Entre os dias 07 de março e 05 de abril foi concluído o período da desfiliação e filiação partidária, com destaque para a mudança de legenda em relação aos atuais ocupantes e candidatos a uma cadeira nas Câmaras Municipais e ao Executivo do mesmo nível. A filiação partidária, por exemplo, termina em 06 de abril, seis meses antes da eleição. Data-limite para que partidos políticos e federações que queiram participar das Eleições 2024 registrem, no TSE, os respectivos estatutos.

O dia 06 de abril também foi a data limite para as pessoas interessadas em participar das Eleições 2024 definirem domicílio eleitoral. O dia 8 de abril é o prazo para que eleitores domiciliados no Brasil sem cadastro biométrico na JE solicitem alistamento, transferência e revisão pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral na internet. Jovens que queiram tirar o primeiro título de eleitor também devem iniciar seu alistamento pelo Autoatendimento Eleitoral até 8 de abril. Quem já tem cadastro biométrico na JE pode solicitar os mesmos serviços em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no serviço de Autoatendimento Eleitoral até 8 de maio. Consulte sua situação eleitoral.

COMUNICAÇÃO AMPLIADA NA UERN

Em franco crescimento e para isso melhor qualificando seus cursos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) avançou mais um degrau. A instituição que já contava com seu canal de TV, a partir de agora amplia sua comunicação e melhora a estrutura do curso de jornalismo e radialismo com a autorização para a instalação de sua emissora de rádio, a UERN FM. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou na quarta-feira (03/04) a portaria que autoriza a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) a executar o serviço de radiodifusão sonora por meio de canal em Frequências Modulada (FM) no município de Mossoró.

Lembrando que essa é uma luta que vem de muito tempo, a reitora Cicília Maia disse que nunca desistiu de buscar a FM e a TV. Entende ela que, além de democratizar a comunicação, os canais possibilitam que os estudantes da instituição tenham uma formação mais completa. A assinatura ocorreu durante o lançamento do seminário que anunciou o projeto TV 3.0, em Brasília, na sede do ministério e no dia seguinte, 04, foi publicado no Diário Oficial da União. Aproveito para parabenizar a reitora, professores e alunos da Uern pela conquista. (Com informações do Ministério das Comunicações).

AUMENTO NO PREÇO DOS MEDICAMENTOS

Em plena epidemia de dengue e muitos casos de gripe pelo Brasil, além das viroses de diferentes reações, o governo federal, leia-se presidente Luiz Inácio Lula da Silva, autoriza através da Câmara de Regulamentação de Mercado dos Medicamentos o aumento de 4,5% nos preços dos remédios. O novo percentual já vale desde a última semana com os empresários do setor livres para decidir se parcelam ou colocam o percentual do reajuste de uma só vez.

Na semana em que o reajuste entrou em vigor, acompanhando o noticiário, ouvi uma pessoa entrevistada dizer que o salário do seu pai só daria naquele mês para comprar os remédios que precisa, principalmente por ser idoso, além dos problemas de saúde. A situação se agrava para quem precisa, seja idoso ou jovem, tomar medicamento de uso contínuo. Na esperança que alguém resolva vender a preços, digamos, menos salgados, a única saída é botar o pé na rua e fazer uma boa e exaustiva pesquisa.

LEVARAM ATÉ O CHUVEIRO

O que parece engraçado na verdade passa longe. Infelizmente é mais um episódio que mostra toda a insegurança com a qual são obrigados a conviver os potiguares. Nem mesmo um reboque, esse dotado de uma estrutura móvel com chuveiros, escapou das ações criminosas. A estrutura usada em ações de solidariedade em Natal e região metropolitana foi furtada e depois encontrada totalmente destruída. Denominada de Chuveiro Solidário, a estrutura contava com dois boxes de banho que servia as pessoas em situação de rua.

Situação lamentável, lembrando que a reforma da estrutura foi realizado há pouco mais de dois meses e encontra-lo destruído gera enorme prejuízo aos voluntários desse movimento. O equipamento recuperado em Ponta Negra já foi devolvido e os voluntários do projeto trabalham agora para reconstruir aquilo que foi danificado. Enquanto isso a população do Rio Grande do Norte clama por mais segurança em defesa de suas vidas e de seu patrimônio.

MENSAGEM

“O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.”

Dr. Leonardo Maranhão

FUGA, CAPTURA E OS NOVE MESES

A prisão, no Pará, dos dois fugitivos da penitenciária federal em Mossoró rendeu diferentes tipos de postagens nas redes sociais. Recebi um trecho de uma delas que diz o seguinte: “Agora com os presos que estavam soltos, vai custar caro os soltos que ajudaram aos presos que foram presos… O dilema agora é contar os nove meses pra o ver o resultado do comentário do policial penal Bião….”. Quem leu lembra o que disse Bião sobre a passagem dos homens da Força Nacional. Segundo ele, “a única ação dos homens da Força Nacional seria deixar mulher buchuda em Mossoró”.

Bom, se você leitor conhece alguma ou, o próprio Bião, é só contar os novo meses e mandar a informação do resultado que nós publicaremos aqui. O que já é certo é que as forças, entre Mossoró e Baraúna, trabalharam errado como alguns já diziam na época, Enquanto procuravam nas cavernas e plantações de bananeira, os dois foragidos, Tatu e Martelo, navegavam em águas mansas rumo ao norte do país e foram pegos com distância que passa dos 1.500 quilômetros de Mossoró-RN, mais precisamente, em Marabá, no estado do Pará. A pergunta que segue sem resposta: Como eles saíram do presídio, dito de segurança máxima, e ninguém viu?

TIBAU, DOIS NA DISPUTA

Dois nomes que já ocupam espaço no legislativo do município de Tibau-RN, região Oeste no Polo da Costa Branca, estarão na luta mais uma vez na busca da renovação de seus mandatos. São eles os vereadores Daniel Roberto e João de Edgar. Apesar da arte delicada que é fazer política, os dois vão sobrevivendo no rol daqueles que merecem um olhar mais atento do eleitor. Falar aquilo que pensa na política é andar no fio da navalha, porém esses dois não temem qualquer “corte” e seguem firme em seus propósitos, acredito, de servir sempre bem e melhor ao município que representam.

O vereador Daniel Roberto é um amigo das antigas, ainda no período em que atuava na cidade de Grossos. Já o edil João de Edgar é amigo novo que inclusive defendeu e conseguiu indicar nosso nome para assumir a procuradoria da Câmara Municipal. Fiquei honrado com a lembrança, agradeci ao convite, porém não aceitei. Tinha outros compromissos como servidor, na época, da Câmara Municipal de Mossoró. Enfim, dois nomes que engrandecem o legislativo tibauense, porém cabe ao eleitor local decidir o que é melhor. Desejo uma escolha livre e democrática.

MULHER SAMBISTA

Tinha outra nota para ocupar esse espaço, porém quando estava fechando me chegou uma informação que, sinceramente, fico na busca de palavras para definir tamanha falta do que fazer. Enquanto o Brasil vive uma epidemia de dengue sem vacina para imunizar a população, estradas federais são levadas pelas águas das chuvas gerando prejuízos econômicos aos afetados, profissionais da educação decretando greve, entre outras mazelas, tais como o avanço do crime organizado, o presidente da República, sai com essa: Institui o “Dia Nacional da Mulher Sambista”.

Alguém precisa ter coragem, falo daqueles que fazem a base de sustentação do presidente Lula, de chegar para ele e pedir controle. Quero acreditar que, apensar de tudo, algum membro dessa base tenha melhor juízo em relação aos demais que aplaudem. Nada contra os sambistas, pelo contrário, sou fã incondicional do ritmo e de seus praticantes que possuem, como costumamos dizer, “o samba na ponta do pé”. Estamos falando de ocupações mais urgentes para salvar essa nação do pior e, realizando viagens sem retorno positivo para o crescimento do país e gastando muito para comprar nova mobília para a residência oficial, vai nos levar ao caos e nunca a ordem e ao progresso, como manda a nossa bandeira.

DICA LEGAL – ENERGIA E TARIFA SOCIAL

A tarifa social permite que famílias de baixa renda, até meio salário mínimo por pessoa, paguem menos pela eletricidade fornecida pelas distribuidoras. Ainda de acordo com os critérios do programa, os benefícios podem chegar a 100% de desconto, a depender do consumo mensal, sendo concedido apenas para consumidores residenciais. A Tarifa Social foi criada em 2002, pela Lei nº 10.438. A regulamentação do benefício foi feita por meio da Lei nº 12.212/2010 e pelo Decreto nº 7.583/2011. Existe inclusive um chamamento para que as pessoas que se enquadram nos critérios procurem o benefício.

As famílias precisam cumprir alguns requisitos. Os principais são a inscrição dos moradores no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. A medida também é estendida às famílias com renda mensal de até três salários mínimos que tenham pessoa com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual ou múltipla), cujo tratamento necessite de aparelhos que consumam energia elétrica. Por fim, podem solicitar o desconto idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente, a Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias que estão inscritas no CadÚnico. Caso a família atenda ao requisito de possuir renda per capta familiar de meio salário mínimo e ainda não esteja no CadÚnico, é importante fazer o requerimento do benefício e pedir mais informações nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de todo o Brasil.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support