PREPARAÇÃO PARA A MORTE
Com muita honra tenho como leitor o amigo radialista, Décio Neves, que hoje presta seus serviços nas forças de segurança do Brasil na esfera federal. E foi ele que me fez a dica de leitura do livro “Preparação Para a Morte”, de Santo Afonso Maria de Ligório, falando de doutrina e espiritualidade. Gostei e resolvi compartilhar no nosso espaço semanal. E saber, principalmente de você, cristão, já começou sua preparação para a morte? De acordo com a definição, o livro traz uma série de meditações acerca das verdades eternas, acompanhadas de afetos e súplicas. Tudo para pedir a graça da perseverança e do amor de Deus. Pense nisso e, melhor, passe a praticar.
Um dos destaques de sua apresentação diz que, “Quem ama a Deus é humilde, casto, obediente, mortificado… possui, enfim, as virtudes todas”. É muito forte, quem consegue em vida terrena chegar a esse nível, é um privilegiado, quase um santo. É o que diz São Bernardo, citado no livro. “Quanto à graça da perseverança, é por meio dela que se alcança a salvação eterna. Disse São Bernardo que o céu foi prometido aos que começam a viver santamente, mas que não é dado senão aos que perseveram até ao fim”. Fica a dica de leitura para nossos exercícios espirituais. E vamos preservará até o fim. Amém!!!
“MENINO” NEY, TALENTO E VIGOR
Esse sim, é um bom exemplo de talento e vigor físico. Durante duas horas na ativa, sem cair, de pé e se movimentando o tempo todo. Estou falando do “menino” Ney de 84 anos, o cantor Ney Matogrosso. No domingo, 17, no mesmo dia em que ele cantava, dançava e sua banda dava um show em São Paulo, a turma do outro “menino” Ney era massacrada em campo. Mais vamos ao menino que realmente interessa e, além do talento musical também distribui simpatia no palco, sem o menor sinal de arrogância. Quem conhece os dois comportamentos me entende.
Emoção. Assim poderia resumir o show de Ney Matogrosso com músicas dos tempos de Secos e Molhados, sucessos de outros profissionais e interpretações mais recentes de sua longínqua carreira. A emoção emergia do palco do Tokio Marine Hall, local da festa, e se espalhava pelo público presente formado por uma mescla de, digamos, experientes que acompanham o cantor desde o início de sua carreira, porém renovada com adolescentes. E estes não eram meros expectadores, vibravam e cantavam as músicas. Um show completo. Isso significa, Ney Matogrosso mantém um público fiel e consegue renovar sua legião de fãs pelo Brasil.
O “FURICO” É PERIGOSO
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte anda contando os dias para colocar a mão em “Furico”. Até o fechamento da coluna continuava a busca pelo perigoso bandido Alexsandro Victor do Nascimento, meliante conhecido pela alcunha hilária de “Fuico”. Esse “Furico”, é ruim é perigoso. O foragido mais procurado do momento em território potiguar é suspeito de envolvimento com grupos armados e por isso vem sendo procurado em diferentes municípios do estado.
E você, metido a coiteiro, nem pense em “passar a mão em Furico” para protege-lo. A polícia avisa, quem agir com essa postura, poderá responder criminalmente. Então, o melhor é observar o ambiente e, localizando o “Furico” na sua área, avise imediatamente a polícia ligando 181, o Dique-Denúncia. Vamos lá, cada um fazendo sua parte é possível colocar o “Furico” em seu devido lugar, no caso em epígrafe, na cadeia.
GOVERNO DO RN, CANDIDATURA PRONTA
Não sou especialista no assunto da política, porém observando os debates pelo rádio, comentários e notícias de jornais, blogs e até na televisão, é possível tirar algumas conclusões. Por exemplo, uma delas diz respeito a sucessão no Rio Grande do Norte para o governo do estado. Me parece, pelo que tenho acompanhado dos entendidos no assunto, que o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, vai construindo seu espaço e não tem mais retorno, é candidato sim para tentar substituir a governadora Fátima Bezerra.
Até as pesquisas já apontam uma certa preferência do eleitor além fronteira de Mossoró, como posso citar aqui, a capital Natal. Na principal cidade do RN, quando a pesquisa é estimulada com os nomes dos possíveis candidatos, Allyson aparece na dianteira. Outros nomes, claro, estão na corrida é isso é bom. Com mais opções o eleitor poderá analisar o quadro e escolher aquele que entender ser o melhor para recolocar o Rio Grande do Norte no caminho do desenvolvimento. Hoje praticamente estacionado.
BOLSO SENDO ELETROCUTADO
Na coluna anterior comentamos, “se possível, apague a luz”, uma referência a mudança de bandeira, para cima, na cobrança da conta mensal de luz. Pois bem, o quadro só ficar pior a cada dia, já que de acordo com as previsões a tarifa de energia subirá praticamente o dobro daquilo cobrado hoje. A previsão é da própria Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), já para 2025. Praticamente estão eletrocutando o bolso do consumidor brasileiro. Me vem agora a lembrança de quando isso acontecia em outro período e a turma da lacração já carimbava o governo federal como o grande responsável. Hoje o silêncio impera.
Em matéria detalhada pela Revista Veja, em edição atualizada, não é coisa do passado, nos conta que a Aneel elevou de 3,5% para 6,3% a projeção de reajuste médio das tarifas neste ano, segundo dados divulgados, anotem, na segunda-feira, 11, no boletim trimestral de tarifas. Enfim, é mais uma notícia ruim para o consumidor e, vão preparando o bolso, do contrário o alicate da concessionária já foi amolado, se não pagar entra direto na lista de corte. Sempre lembrando, essa é previsão de momento que poderá, ou não, permanecer nos números apresentados. O risco é de novo reajuste para cima superando até a previsão inflacionária (5,05).
GASTRONOMIA E CULTURA
Antes programado para os primeiros dias do mês de agosto, como aconteceu em sua última edição, o Festival Gastronômico de Tibau em 2025, passará por algumas mudanças. A novidade maior diz respeito somente a sua nomenclatura, acrescentando o termo, cultura. A partir de agora será denominado de Festival Gastronômico e Cultural de Tibau. Com isso as atrações musicais que já faziam parte do roteiro, ganham mais destaque, assim como acontece com o foco principal do evento, a sua gastronomia.
Transferido para o mês de outubro, entre os dias 10 e 12, o festival chega a sua quarta temporada já consagrado pelo sucesso dos eventos anteriores, fomentando o turismo e a economia local. Isso, ainda fora do período denominado de veraneio quando o movimento no litoral de Tibau é sempre intenso. Na parte cultural, além de atrações de renome nacional da música, o espaço também será aberto para o rico artesanato local e regional, além de artistas locais. A boa comida e boa música tem sido a grande atração do evento. Vale conferir.
MENSAGEM
“Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome.”
Clarice Lispector
Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
PAMONHA, CANJICA E FÓRMULA 1
Recebo do amigo e leitor, Vertinho, uma riquíssima nota de Afrânio Mesquita (@zonafashionofc), que nos enche de orgulho. E que danada de combinação é essa da pamonha, canjica e a Fórmula 1? Tudo isso faz parte do sucesso que faz o potiguar natural de Areia Branca, Jonas Cândido, no mundo da velocidade. Filho de dona Neide, proprietária de uma café no Mercado Central areia-branquense, Jonas sempre nutriu grande paixão pela F-1, chegando inclusive, de acordo com a nota, negociar sua saída mais cedo das missas aos domingos para acompanhar a largada. E a paixão e o sonho de infância virou profissão em sua vida. Depois de estudar matemática na UFRN se aventurou rumo a França.
Durante uma aula, já em faculdade francesa, isso sem falar o idioma local, ouviu de um professor que observou sua paixão pela velocidade: “Você tem tudo para chegar à Fórmula 1”. Pronto, Jonas ligou sua “máquina” do saber, enfrentou barreiras, não desistiu, venceu e hoje é um dos maiores especialistas em motores híbridos da Fórmula 1 e atua na Federação Internacional de Automobilismo (FIA) como o principal engenheiro responsável por fiscalizar e entender os sistemas de potência de todas as equipes. Chegando a trabalhar ao lado de pilotos como Sebastian Vettel, antes de entrar na FIA. Quanto as citações da pamonha e a canjica, ele sempre leva para o ambiente da F-1 na Europa após as visitas que faz a sua mãe e ao Mercado Central de Areia Branca. Tudo para matar saudade e manter a ligação onde tudo começou.
CALOTEIROS DO FUTEBOL
Pois é, os caloteiros do futebol estão dando o novo tom nas discussões de bastidores entre rivais. E, em muitos casos, as alfinetadas tem sim sua base fincada na verdade. Um bom exemplo foram as críticas feitas pela presidente do Palmeiras, Leila Pinheiro, sem citar nomes, porém o endereço era o rival Corinthians. E para completar sua fala durante um evento da CBF, na mesma semana em que ela citou ser difícil seu time pagar as contas em dia e ter que enfrentar adversários que se reforçam e passam calote, deve ao jogador e ao clube que negociou, a Fifa puniu o Corinthians.
A entidade do futebol mundial puniu o clube brasileiro com o “transfer ban”, por dívida com o Santos Laguna do México pela contratação de Félix Torres. Por conta de dívida no valor de R$ 33,47 milhões, o Corithians fica impedido de registrar novos jogadores por três janelas, a atual e as duas próximas. Terá que negociar com os mexicanos para recuperar esse direito. E o pior, tem outras dívidas em apreciação e o quadro pode ficar pior. Que o diga a direção do Cuibá, que viu um dos seus principais jogadores ser levado pelo Timão em plena luta contra o rebaixamento em concorrência direta com os paulistas. O Corinthians permaneceu na Série A, o Cuibá foi rebaixado e não recebeu o pagamento pela saída do atleta. São os caloteiros do futebol.
GCM SEM APOSENTAORIA ESPECIAL
Bateram o martelo. A revisa Consultor Jurídico publicou no início do mês um artigo assinado pelo repórter José Higídio, intitulado “Lista Fechada”, narrando que o Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu que guardas municipais não têm direito a aposentadoria especial. Eu já adianto considerar essa uma decisão injusta, levando em consideração as condições atuais de trabalho desses servidores públicos, armados e com ações ostensivas nas ruas para prevenir e reprimir crimes observando o cumprimento da lei, além é claro, da defesa do patrimônio municipal. O julgamento virtual terminou na sexta-feira (8/8), segundo a reportagem da revista.
Colaborando com tudo que citamos sobre as novas atribuições, encontramos na reportagem que na ação analisada, duas associações de guardas municipais alegavam que era necessário manter a isonomia entre seus agentes e outras carreiras de segurança pública, como os policiais. Elas estão com a razão que, infelizmente, não foi absolvida pelos membros do STF. Prevaleceu o voto do ministro Gilmar Mendes, relator do caso. Ele explicou que a reforma da Previdência trouxe regras mais restritivas quanto à adoção de critérios diferenciados para concessão de aposentadoria. Atualmente, as aposentadorias especiais são destinadas somente a policiais civis, policiais federais, policiais rodoviários federais, policiais ferroviários federais, policiais da Câmara e do Senado, agentes penitenciários e agentes socioeducativos. Isso está previsto no § 4º-B do artigo 40 da Constituição, que foi alterado pela emenda constitucional da reforma.
DICA LEGAL – SEGURANÇA PÚBLICA
Em tempos de muros altos, cerca elétrica, concertina de arame farpado, portas e janelas com grades, vigilância particular, carro blindado e câmeras de monitoramento, resumindo, insegurança extrema, é preciso fazer um lembrete. Em nossa violentada Constituição Federal de 1988 diz que segurança é um direito fundamental e, no caso do Brasil, a segurança pública é dever do Estado. Aqui também vale lembrar, segurança é um processo que também depende do cuidado de todos nós, cidadãos formadores da sociedade, isso mesmo, eu, você, eles e elas, também somos responsáveis. Infelizmente nos dias atuais até a insegurança jurídica anda preocupando o cidadão brasileiro.
Voltando a Constituição, para que todos possamos cobrar e participar, essa nos passa que a segurança pública visa à preservação da ordem e à incolumidade, ou seja, proteção das pessoas e do patrimônio. Citando aqui os artigos da CF/88, encontramos o riquíssimo artigo 5º que garante a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Por sua vez, o artigo 144 estabelece a segurança pública como dever do Estado e direito e responsabilidade de todos. Resumindo, a segurança pública é um esforço conjunto, envolvendo o Estado e a sociedade. É hora de reagir e fazer valer esse direito constitucional.
