Educação

Prefeitura prepara proposta de ensino remoto

Plano vai ser construído em virtude da indefinição quanto ao retorno das aulas presenciais

A indefinição quanto à possibilidade de retorno das atividades presenciais nas escolas da rede municipal de ensino por conta da pandemia do coronavírus levou a prefeitura de Mossoró a estudar alternativas para a retomada do ano letivo.

Nesse sentido, prefeitura está realizando diagnóstico que subsidie a construção de um Plano de Aprendizagem Remota do Município de Mossoró. A Secretaria Municipal de Educação enviou por e-mail às direções e supervisões das escolas um questionário onde busca levantar informações com esse propósito. O órgão espera receber as respostas até a próxima terça-feira, 28/4.

No questionário, a Secretaria da Educação quer saber, por exemplo, sobre qual a melhor proposta de ferramenta de aprendizagem remota para cada uma das escolas pesquisadas.

Entre as propostas sugeridas estão: a) Transmissão de aulas e conteúdos via televisão; b) Vídeoaulas gravadas e disponibilizadas em redes sociais; c) Aula ao vivo e on-line transmitidas por redes sociais; d) Envio de conteúdos digitais e ferramentas on-line; e) Disponibilização de conteúdos em plataforma on-line, f) Transmissão de aulas e conteúdos educativos via rádio. g) Envio de material impresso com conteúdo educacional.

Também se questiona às escolas e equipes, sobre quais recursos tecnológicos disponíveis são de mais fácil acesso para alunos(as), professores(as) e unidades educacionais. Entre as sugestões aparecem: e-mail, celular/smartphone, whatsapp, editor de texto e de slides, ferramentas do google, baixar recursos pedagógicos da intemet e produzir vídeos/gravar áudios.

Por fim, pede-se que as escolas realizem prévio levantamento por turma para diagnosticar quantos alunos não teriam acesso às tecnologias citadas. Além das sugestões de estratégias e ferramentas, as escolas também podem apresentar suas proposições.

O Portal do RN questionou a Secretaria Municipal da Educação se o órgão trabalha com a possibilidade de não mais haver aulas presenciais na rede municipal de ensino. A secretaria respondeu, por meio de sua assessoria, que no momento alunos e professores estão em recesso escolar – antecipado para o mês de abril e que após o encerramento desse período é que a secretária deverá se pronunciar.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...