Escola cívico-militar

Prefeitura manobra e aprova militarização

Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Oeste fez convocação, audiência e aprovou proposta sem permitir tempo para debate

Aprovada na noite desta quinta-feira, 10/10, na Escola Municipal 7 de Setembro, em São Francisco do Oeste, a proposta de implantação da Escola Cívico-Militar na mencionada unidade de ensino daquela cidade.

O detalhe é que a Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Oeste enviou hoje pela manhã, para a escola, uma convocação para o evento. À tarde, houve rápida conversa com professores, gestão e funcionários. Na audiência desta noite, os organizadores colocaram os pais como público-alvo.

De acordo com educadores ouvidos pelo Portal do RN, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação, manobrou para conseguir a aprovação da proposta. Isso porque, na opinião dos profissionais da educação, não houve tempo hábil para que a população de São Francisco do Oeste conhecesse e debatesse a ideia de forma profunda e responsável.

“É absurdo o que a prefeitura está fazendo. Mandou reunir professores e funcionários às pressas para falar sobre a proposta. E à noite já realizou a audiência pública. Não deu tempo de mobilizar as pessoas, de esclarecer a comunidade escolar sobre o que essa proposta é na realidade”, denuncia uma professora, que preferiu não ter a identidade revelada.

Segundo a docente, a tarde, na escola, a maioria dos presentes se mostrou contrária à proposta. “A secretária disse que se houvesse aprovação na consulta pública à noite, a proposta será posta em prática.

Um professor revelou que a prefeitura conseguiu a aprovação porque na consulta estavam presentes professores com contrato provisório. “A proposta passou porque quase ninguém tem conhecimento da proposta e com a prefeitura manipulando, mobilizando essas pessoas que dependem do contrato, conseguiu o que queria”, analisa o docente.

Na convocação para as audiências de esclarecimento (à tarde) e de consulta pública (agora à noite), assinada pela secretária da Educação, Roseni Rodrigues Leite da Costa, sequer há data de convocação. Há apenas data de realização dos atos (hoje). “A prefeitura fez tudo às pressas para se aproveitar da falta de conhecimento da população sobre o assunto”, finalizou.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support