Prefeitura lança Programa Semear para distribuição de óleo diesel a pequenos agricultores
A solenidade de lançamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (27), no Parque Armando Buá
A Prefeitura de Mossoró lançou nesta segunda-feira (27) o “Programa Semear” edição 2023. A iniciativa tem como objetivo fornecer subsídios para o corte de terra aos pequenos agricultores cadastrados no município. A solenidade de lançamento ocorreu no Parque Armando Buá, contando com a presença de autoridades, líderes comunitários e agricultores beneficiados.
Ao todo, a Prefeitura está investindo mais de R$ 600 mil no programa, e cada agricultor cadastrado terá direito a cerca de 22 litros de óleo diesel para o corte de terra. Mais de 100 mil litros de combustível serão distribuídos aos agricultores mossoroenses. O “Programa Semear” é de adesão voluntária, e todos os agricultores com inscrições validadas terão direito ao subsídio da Prefeitura.
Segundo o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Faviano Moreira, o programa funciona em três etapas. “O agricultor inscrito no programa tem direito a retirar 30% na primeira cota. Ele faz o plantio, comprova que fez o plantio e liberamos a segunda cota, também de 30%. Comprovou essa segunda parcela, e liberamos a última parcela de 40%”.
A iniciativa recebeu elogios dos agricultores beneficiados. Célio Silvio, residente na comunidade de Curral de Baixo, destacou a importância do programa para os pequenos agricultores. “É uma satisfação muito grande participar desse evento. É um momento no qual nós, agricultores, recebemos essa ajuda da Prefeitura. É um incentivo muito grande para o pequeno agricultor”, afirmou.
Luís Pereira da Costa, morador do Bom Jesus, destacou a importância da Prefeitura de Mossoró olhar para os pequenos agricultores. “Para mim, é importantíssimo porque vejo que a Prefeitura de Mossoró está olhando para nós, pequenos agricultores. Nós estamos muito satisfeitos”, afirmou.
“É muito importante esse momento. Nessa altura, nós agricultores estamos na expectativa para realizar o corte de terra. Essa ajuda é de grande importância porque o dinheiro que a gente usaria para realizar o corte de terra, nós direcionamos para comprar outros itens”, frisou Risolene Vitorino, da comunidade Hipólito.