Mossoró

Prefeitura inicia plantio de 10 mil mudas de árvores em bairros na cidade

A iniciativa tem como objetivo o plantio de 10 mil mudas em 2 anos

A Prefeitura de Mossoró, por meio do Departamento de Parques e Jardins, deu início ao plantio de mudas em diversos bairros da cidade. A iniciativa, que ocorre por meio de convênio firmado com a UFERSA, tem como objetivo o plantio de 10 mil mudas em 2 anos.

O trabalho iniciou pelo bairro Nova Betânia e já contou com 236 espécies plantadas. “Estamos priorizando plantas nativas, com cerca de 80% dessas espécies entre mudas arbóreas, medicinais e frutíferas”, explica Nôra Aires, gerente do Departamento de Parques e Jardins. Dentre as que estão sendo utilizadas são Ipê Rosa e Ipê Roxo, Craibeira, Oiti, Timbaúba, além de cajueiro, cajarana, entre outras.

Na semana anterior as equipes iniciaram o plantio no canteiro central da Avenida Mota Netto, em frente à Unidade Básica de Saúde Chico Porto. “Lá nesse trecho estamos ajudando a organizar em um canteiro que a população já começou. Os moradores e servidores das unidades montaram um caramanchão, com captação de pallets, nada comprado”, mostra Nôra. Segundo Rafaella Rayane, engenheira agrônoma do departamento, a participação dos moradores é fundamental. “Precisamos incentivar na população o hábito de cuidar das espécies, de disseminar a ideia de que cada um de nós pode colaborar com a arborização e conservação do meio ambiente”, continua.

Até junho serão contemplados os seguintes bairros: Nova Betânia, Aeroporto, Belo Horizonte, Centro, Paredões, Barrocas, Santo Antônio, Conjunto Wilson Rosado, Conjunto Nova Mossoró e comunidade do Jucuri. “A nossa ideia é que no segundo semestre outros bairros sejam contemplados”, complementa Nôra.

Em parceria com a UFERSA, as mudas são doadas pela universidade e a Prefeitura é responsável pela execução.

Em áreas públicas, a partir da análise do local, são selecionadas as espécies que tenham porte, forma e tamanho de copa compatível com o espaço disponível para o plantio. As árvores de grande porte são as que possuem acima de 10 metros de altura, as de médio são as de 5 metros a 10 metros e as de pequeno porte com até 5 metros de altura.

Uma espécie que deve ser evitada em áreas urbanas é o Neem, devido ao crescimento de raízes que provocam problemas em canteiros e vias públicas. Mesmo assim, a remoção de árvores em áreas públicas só deve ocorrer mediante autorização do departamento que enviará um profissional habilitado para adotar as providências necessárias. Para informações a população deve acionar através do número 3315-4769

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support