Mossoró

Prefeitura inicia matrículas de alunos novatos com deficiência nesta terça-feira

A Prefeitura de Mossoró inicia nesta terça-feira (6), às 8h, as matrículas on-line para alunos novatos com deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), com comprovada vulnerabilidade econômica. Esta terceira etapa do calendário segue até as 23h59 do dia 8 de fevereiro. As solicitações devem ser feitas através do “Mossoró Digital” ou diretamente no site https://mossoro-rn.portalsigeduc.com.br/app/public/home.jsf.

Através dos programas “Mossoró Cidade Educação” e “Mossoró Realiza”, a Prefeitura já trabalha na ampliação do número de vagas na Rede Municipal, com a construção de novas salas de aula em pelo menos seis unidades, tanto da zona urbana quanto da zona rural. Somente este ano, devem ser criadas mais de 700 vagas.

Passo a passo da solicitação de vaga:

O passo a passo da matrícula on-line é simples: o responsável pelo aluno deve acessar o site https://mossoro-rn.portalsigeduc.com.br/app/public/home.jsf. Com a página aberta, o responsável acessa a aba “Novos Estudantes com NEE – Realizar Nova Solicitação de Vaga”. A primeira informação solicitada é o número do CPF do aluno e a data de nascimento. Caso o aluno não tenha CPF, é só clicar em “Avançar”.

Na sequência, deve-se informar a deficiência do aluno. A tela seguinte pede informações como o nome do município (Mossoró), Modalidade de Ensino (Regular ou Integral), Nível de Ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais ou Educação de Jovens e Adultos) e a Série.

De acordo com essas informações, o sistema apresentará as escolas com as ofertas de vagas disponíveis, etapa em que o pai também pode solicitar a inclusão do aluno no Cadastro de Reserva, caso não encontre a vaga disponível para a unidade que deseja naquele momento. Lembrando que, nesse caso, o pai deve efetuar a matrícula do filho em uma outra unidade.

No próximo passo são preenchidos dados pessoais do aluno e do responsável, dados residenciais, informações adicionais e apresentado um questionário socioeconômico. Quando finalizado o preenchimento, basta confirmar a operação.

Para efetivação da matrícula, é necessária a apresentação, em até dois dias após a solicitação da vaga, de laudo clínico e folha resumo do Cadastro Único contendo o Número de Identificação Social (NIS) da criança – caso o aluno seja beneficiário. Esse item é obrigatório para comprovação da vulnerabilidade econômica (renda por pessoa de até R$ 218,00).

Também devem ser providenciados todos os demais documentos previstos no art. 3° da portaria que instituiu o calendário de matrículas (confira AQUI, na página 2). A apresentação dos documentos deverá ser realizada na unidade de ensino para qual foi solicitada a matrícula.

 

PERÍODO DE MATRÍCULAS 2024 (por etapa)

Etapa 1: Renovação de matrícula – das 8h do dia 26/1 às 23h59 do dia 29/1; (concluída)

Etapa 2: Transferência por interesse próprio – das 8h do dia 31/1 às 23h59 do dia 2/2; (concluída)

Etapa 3: Matrícula dos alunos novatos com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com comprovada vulnerabilidade econômica – das 8h do dia 6/2 às 23h59 do dia 8/2;

Etapa 4: Matrícula dos alunos novatos com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sem comprovada vulnerabilidade econômica – das 8h do dia 14/2 às 23h59 do dia 16/2;

Etapa 5: Matrícula de novos alunos, com comprovada vulnerabilidade econômica – das 8h do dia 20/2 às 23h59 do dia 22/2;

Etapa 6: Matrícula de novos alunos, sem comprovada vulnerabilidade econômica – das 8h do dia 26/2 às 23h59 do dia 28/2;

Etapa 7: Convocação do Cadastro de Reserva, mediante disponibilidade de vagas remanescentes – 1ª Chamada: Final do 1º bimestre; 2ª Chamada: Final do 2º bimestre.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support