Fim do bloqueio

Prefeitura de Olho D´Água do Borges encerra lockdown depois de 10 dias

Para a gestão municipal, o grande ganho da medida foi ter atingido uma taxa de isolamento social de 5% e redução nos casos suspeitos

A prefeitura de Olho D’Água do Borges anunciou há pouco que, após 10 dias de vigência da medida, encerrou o lockdown (bloqueio total) na cidade, instituído como medida de prevenção da Covid-19. Apesar da medida extrema, o município não zerou os casos da doença.

A gestão municipal, no entanto, destacou que o grande ganho do boqueio total foi ter atingido uma taxa de isolamento social de 65%, considerada a ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Olho D´Água do Borges tem 12 casos confirmados de Covid-19, 1 caso suspeito e 1 óbito em investigação.

De acordo com a prefeitura, foi realizada uma grande mobilização de pessoas visando formar turmas de fiscalização para fazer valer o cumprimento das regras mais duras do isolamento social e diminuir o risco de contágio do coronavírus.

Quase 80 pessoas se voluntariaram e atuaram nas barreiras sanitárias que se dividiam em três turmas, das 7 às 20h da noite. Também contribuíram a Polícia Militar, equipes de agentes de endemias, agentes de saúde, vigilância sanitária, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, diretores -, em especial as diretoras das Unidades Básicas de Saúde e profissionais da Prefeitura Municipal.

“Não é fácil realizar uma medida como essa, foi uma decisão difícil, por isto, consultei a população para tomar conhecimento se na prática, às pessoas – atores principais envolvidos, ajudariam cumprindo às regras para o combate a Covid-19. Os números comprovam que por vários dias fomos a cidade com maior isolamento no estado”, afirma a prefeita Maria Helena Queiroga.

Segundo a prefeita, a eficácia do lockdown reflete também no boletim epidemiológico da cidade, que aponta redução no número de casos suspeitos e monitorado.

Ainda de acordo com a gestora municipal, a prefeitura está elaborando com o Comitê Epidemiológico e Secretaria Municipal de Saúde um novo decreto com novas regras para todo o município. “Isso vai nos ajudar a continuar tendo controle e cuidado para com a população. Reiteramos o pedido para a população que evite aglomerações, não corram o risco de necessitar de um leito de UTI e não ser atendido”, frisa.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support