Fim do bloqueio

Prefeitura de Olho D´Água do Borges encerra lockdown depois de 10 dias

Para a gestão municipal, o grande ganho da medida foi ter atingido uma taxa de isolamento social de 5% e redução nos casos suspeitos

A prefeitura de Olho D’Água do Borges anunciou há pouco que, após 10 dias de vigência da medida, encerrou o lockdown (bloqueio total) na cidade, instituído como medida de prevenção da Covid-19. Apesar da medida extrema, o município não zerou os casos da doença.

A gestão municipal, no entanto, destacou que o grande ganho do boqueio total foi ter atingido uma taxa de isolamento social de 65%, considerada a ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Olho D´Água do Borges tem 12 casos confirmados de Covid-19, 1 caso suspeito e 1 óbito em investigação.

De acordo com a prefeitura, foi realizada uma grande mobilização de pessoas visando formar turmas de fiscalização para fazer valer o cumprimento das regras mais duras do isolamento social e diminuir o risco de contágio do coronavírus.

Quase 80 pessoas se voluntariaram e atuaram nas barreiras sanitárias que se dividiam em três turmas, das 7 às 20h da noite. Também contribuíram a Polícia Militar, equipes de agentes de endemias, agentes de saúde, vigilância sanitária, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, diretores -, em especial as diretoras das Unidades Básicas de Saúde e profissionais da Prefeitura Municipal.

“Não é fácil realizar uma medida como essa, foi uma decisão difícil, por isto, consultei a população para tomar conhecimento se na prática, às pessoas – atores principais envolvidos, ajudariam cumprindo às regras para o combate a Covid-19. Os números comprovam que por vários dias fomos a cidade com maior isolamento no estado”, afirma a prefeita Maria Helena Queiroga.

Segundo a prefeita, a eficácia do lockdown reflete também no boletim epidemiológico da cidade, que aponta redução no número de casos suspeitos e monitorado.

Ainda de acordo com a gestora municipal, a prefeitura está elaborando com o Comitê Epidemiológico e Secretaria Municipal de Saúde um novo decreto com novas regras para todo o município. “Isso vai nos ajudar a continuar tendo controle e cuidado para com a população. Reiteramos o pedido para a população que evite aglomerações, não corram o risco de necessitar de um leito de UTI e não ser atendido”, frisa.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...