ônibus

Prefeitura de Natal descumpre lei que garante gratuidade no transporte público nos dias de Enem

Gratuidade não foi oferecida no primeiro dia de prova e não está prevista também para o próximo domingo.

A prefeitura de Natal descumpriu uma lei que garante a gratuidade no transporte público da capital potiguar para estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A gratuidade não foi oferecida no primeiro dia de prova e não está prevista também para o próximo domingo (12).

A lei tinha sido aprovada pela Câmara Municipal, mas foi inicialmente vetada pelo prefeito Álvaro Dias em agosto deste ano. No documento enviado ao Legislativo, o prefeito argumentava que a lei era inconstitucional, por vício de iniciativa – não partiu do Executivo – e gerava novas despesas para o município.

No entanto, no dia 18 de outubro, os vereadores derrubaram o veto do prefeito. A lei foi promulgada pela mesa diretora da Câmara Municipal e publicada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (3).

O texto afirma que a gratuidade da tarifa é assegurada aos candidatos inscritos no Enem e demais vestibulares de universidades públicas com provas realizadas no município. A medida vale para todos os “serviços de transporte público convencional” nas datas em que serão aplicados os exames.

“A obtenção da gratuidade no transporte público se dará mediante a apresentação do comprovante de inscrição nos referidos exames na forma física ou digital, e documento do estudante em formato legível, com nome completo do inscrito, local e data de prova”, diz o texto.

G1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support