Saúde

Prefeitura de Mossoró zera fila de cirurgias ginecológicas

A Prefeitura Municipal de Mossoró zerou nesta quarta-feira (15) a fila de cirurgias ginecológicas existente no município há cerca de seis anos. Mais de 400 procedimentos foram realizados de 1º de outubro de 2021 até esta quarta-feira.

Paralisadas na gestão anterior, as cirurgias ginecológicas foram retomadas pela gestão municipal em 2021, realizando procedimentos de mulheres que aguardavam cerca de seis anos para fazer a cirurgia. Na fila havia mulheres que esperavam para fazer o procedimento desde 2015.

“Chegamos a marca de 408 mulheres com cirurgias ginecológicas realizadas. Elas deixaram a vida de sofrimento, de falta de dignidade, aquela vida de estar pedindo e se humilhando. A partir desse dia 15 de junho de 2022 na cidade de Mossoró toda e qualquer mulher que procure a Secretaria Municipal de Saúde já encontrará a porta aberta para realizar seu procedimento direto. Hoje todas as mulheres têm a oportunidade de fazer parto na cidade de Mossoró. Estão tendo a oportunidade de fazer sua histerectomia na cidade. Para nós é um dia muito significativo mostrando que o trabalho vale a pena. Não precisa mais se humilhar a ninguém”, destacou o prefeito Allyson Bezerra que esteve na manhã de hoje no Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC).

Além de zerar a fila de cirurgias ginecológicas, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que a partir da chegada de novas pacientes já serão agendadas para os próximos dias.

“Não temos mais demandas para cirurgias ginecológicas. As novas mulheres que estão procurando a Central de Regulação, munidas da documentação, não estão aguardando por muito tempo. É só chegar e automaticamente já são encaminhadas à consulta pré-cirúrgica sem nenhum tempo de espera”, explicou Máxima Milliane, gerente executiva da Central de Regulação de Mossoró.

“Imagine essas mulheres que vinham sofrendo desde 2015 sem conseguir trabalhar retornar à vida normal, cuidar de sua casa, da sua família por um problema ginecológico grave e que poderia ter sido resolvido há muitos anos. Hoje é um dia histórico para Mossoró. É a história de cada mulher que volta a ter a vida normal após o procedimento realizado”, disse a secretária de Saúde do município, Morgana Dantas.

Antônia Edileuza estava acompanhando sua sobrinha que foi realizar nesta quarta-feira a cirurgia de histerectomia. Ela explicou que o procedimento cirúrgico era esperado por todos da família. “A gente já vinha numa batalha há bastante tempo. Por causa da pandemia a cirurgia dela foi adiada e hoje estamos aqui. Graças a Deus conseguimos. É muito importante para todas nós mulheres a fila zerada”.

“Fui muito bem acolhida, muito bem acompanhada pela unidade, por todos os profissionais que me atenderam. Vim fazer hoje aqui a histerectomia total. É muito especial para mim hoje estar fazendo esse procedimento cirúrgico. É muito importante para a minha saúde”, comemorou Francione Alves Basílio, que também estava na Maternidade Almeida Castro para realizar o procedimento cirúrgico.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support