Saúde

Prefeitura de Mossoró intensifica ações de prevenção e combate à sífilis

A Prefeitura de Mossoró está intensificando ações de prevenção e combate à sífilis neste mês. A campanha “Outubro Verde” trabalha com a população ações de conscientização com informações sobre a doença, buscando promoção de saúde e qualidade de vida. Durante todo o mês, uma ampla programação vem sendo desenvolvida nos bairros e comunidades do município.

Na manhã desta terça-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou uma série de serviços voltados à população do bairro Dom Jaime Câmara. Além das orientações acerca da prevenção e combate à sífilis — um dos focos da campanha — foram ofertados ao público: vacinação, verificação de glicemia, verificação de pressão arterial, testagem rápida para sífilis, hepatite B e C e HIV.

Na ação, o senhor Valdeci Medeiros, morador do bairro, verificou a pressão arterial e recebeu orientações dos profissionais de saúde. “Está tudo ótimo e eu não tenho o que reclamar de nada. Está tudo legal. Espero que essa ação e serviços continuem acontecendo”, declarou o aposentado.

A programação de hoje pela manhã foi realizada em parceria com a equipe da Unidade Básica de Saúde Bernadete Bezerra Ramos. “É uma campanha do Ministério da Saúde que trata sobre o combate e prevenção à sífilis, inclusive a sífilis congênita, transmitida da mãe para o filho. Então, muito importante trazer para nossa comunidade a campanha com informações. Muito importante estar testando aqui a nossa população, para as pessoas poderem se informar, ser orientadas sobre os cuidados necessários e que caso tem algum teste positivo, elas tenham oportunidade de um tratamento adequado”, explicou Adriana Fernandes, assistente social.

A iniciativa evidencia uma importante medida da Prefeitura e seus parceiros, levando os serviços de saúde para as localidades mais distantes da região central da cidade. “Isso é muito importante porque a gente acaba atingindo o objetivo principal, ampliando a oferta dos serviços. Importante também levar a ação para as pessoas mais vulneráveis que a gente acaba encontrando nas praças, nas comunidades, nas regiões distantes das unidades. Importante também levar o carro do CTA para esses locais mais distantes, para estar atingindo esse público, incluindo nas nossas ações”, acrescentou Joyce Hayanny.

SÍFILIS — É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) silenciosa, que pode ser grave. É uma doença causada pela bactéria treponema pallidum. Ela atinge uma parcela significativa da população brasileira e muitas vezes, a pessoa pode estar infectada sem saber. A sífilis pode se manifestar em três estágios. Na campanha “Outubro Verde”, as ações de conscientização ganham visibilidade, oportunizando a reflexão sobre prevenção e tratamento à doença por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support