Questionamento

Prefeitura dá resposta sobre eficiência de túnel de desinfecção

Administração municipal lançou nota de esclarecimento, mas não apresentou informações técnicas e/ou científicas que embasaram a medida

A prefeitura de Mossoró lançou nota com esclarecimento sobre a eficácia do túnel de desinfecção instalado na Cobal. O jornalista William Robson publicou em seu blog que a medida não tem nenhum comprovação científica de que tenha alguma utilidade no combate ao novo coronavírus.

Ainda segundo William Robson, a nota técnica 38/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ressalta que até agora não há evidências científicas de que o túnel apresente resultados eficazes no enfrentamento à pandemia.

Em nota divulgada à imprensa, a prefeitura afirmou que a instalação do túnel foi baseada em experiências do Brasil e de outros países. Não informou, no entanto, quais os lugares do Brasil e quais os outros países em que a medida foi utilizada.

A administração municipal também não apresentou informações técnicas e/ou científicas que teriam embasado a instalação do túnel. O Portal do RN apresentou o seguinte questionamento ao governo municipal: quais foram as orientações técnicas e baseado em que resultados científicos a prefeitura instalou o túnel de desinfecção da Cobal? Não obteve resposta. Veja a nota da prefeitura

Nota de esclarecimento

“A Prefeitura de Mossoró informa que a instalação de um túnel de desinfecção é mais uma medida implementada para combater a disseminação do novo coronavírus na cidade, a partir de experiências exitosas no Brasil e em outros países. O projeto-piloto foi montado na Cobal, cujo funcionamento é autorizado por decreto municipal que a situa nos serviços essenciais.

Todas as iniciativas da Prefeitura nesse período de enfrentamento à Covid-19 foram deliberadas pelo comitê composto por membros de diversas secretarias. O funcionamento do túnel será reavaliado e, caso seja necessária, uma nova programação será feita. Lembrando ainda que os que acessaram o túnel utilizavam equipamentos de proteção individual obrigatórios, como máscaras.

O Município lembra que vem executando a desinfecção de todos os mercados públicos da cidade, incluindo também a Central de Abastecimento, Cobal. As ações são periódicas com um cronograma definido. A Cobal já recebeu duas vezes as equipes e a limpeza e desinfecção devem retornar em breve, até quando perdurar o período de pandemia.

Reiteramos o compromisso com medidas para enfrentar o novo coronavírus, como a exigência do uso de máscaras para circulação em todas as vias públicas e em locais públicos e privados”.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...