Na manhã desta terça-feira (14), a Prefeitura de Mossoró realizou a abertura da XXV edição dos Jogos Escolares de Mossoró (JEMs). A cerimônia foi realizada no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini com a participação de centenas de estudantes.
Cerca de dois mil estudantes estão inscritos na competição. São alunos da Rede Municipal, Estadual, Privada e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
“É um momento importante em que acontece a mobilização no âmbito de todas as escolas da rede municipal. Um trabalho profícuo que vem sendo desenvolvido e ampliado a cada ano que passa pelos nossos colegas, professores de educação física. A partir do esporte a gente tem a oportunidade de trabalhar várias dimensões do fazer pedagógico, desenvolvendo por exemplo o espírito de cooperação, o espírito de liderança, o espírito de respeito entre as pessoas, além evidentemente do congrassamento. Uma oportunidade que os estudantes da rede municipal tem de socialização entre todos eles. Portanto, um evento extremamente importante e só cresce a cada ano”, explicou Marcos Oliveira, secretário municipal de Educação.
A solenidade de início dos Jogos Escolares de Mossoró 2024 trouxe apresentações culturais com estudantes de escolas públicas e privadas. Uma competição que segue até o dia 29 em diferentes espaços.
Wander Felipe, 14 anos, aluno do 9° da Escola Municipal Joaquim Felício de Moura, evidenciou a importância em participar da competição. “A importância dos Jogos Escolares é muito grande para os meninos que querem crescer dentro da modalidade. São estudantes que gostam do esporte e um dia têm um sonho de se tornar profissional e ganhar dinheiro com isso. A preparação do nosso time está boa, a gente vem forte para ganhar os JEMs”, disse.
“A preparação está sendo muito bem aplicada. Acho que os jogos são muito importantes para fazer novas amizades. É um esporte coletivo para todo mundo fazer muitos amigos. Uma oportunidade com muita competitividade, muita gente quer ganhar também. Eu acho que o esporte agrega muito”, acrescentou Luiz Guilherme, 14 anos, aluno 9° ano da Escola Municipal Professor Antônio Fagundes.
A competição se reveste de importantes valores na formação dos jovens. É momento de fomentar inclusão e desenvolvimento dos estudantes. “É importante para a formação dos nossos alunos. Nós estamos hoje com alunos que se apresentam e também no público para assistir. Um momento que os estudantes se sentem parte desse momento. O incentivo ao esporte, a cultura e a formação do cidadão participante e ativo na sociedade são marcas dos jogos”, ressaltou Erilene Marinho, diretora da Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva.
São dez modalides nos JEMs 2024: 10 modalidades (Atletismo, Basquete, Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol Indoor, Voleibol de Duplas, Karatê, Xadrez e Badminton), nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil.
“A Secretaria de Esportes esteve a toda disposição tanto na logística do evento como para recepcionar a maioria desses jogos aqui no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini. É uma satisfação imensa para a gente estar vivendo mais uma vez esse momento histórico, com 2 mil atletas participantes. Um momento necessário para reforçar a participação do jovem, da criança, do adolescente no esporte. O esporte e a educação são ferramentas de transformação social”, destacou Larissa Maciel, secretária municipal de Esporte e Juventude.