Prefeito de Mossoró visita Ufersa e manifesta interesse em parcerias com universidade
A reitora Ludimilla Oliveira se comprometeu a encaminhar as demandas aos Conselhos Superiores da universidade
O prefeito de Mossoró, Allysson Bezerra, esteve na reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) nesta segunda, dia 22, onde manifestou interesse em futuras parcerias com a instituição. A principal demanda da Prefeitura se refere à cessão de dois terrenos da universidade: o primeiro localizado dentro do campus Oeste, onde a Prefeitura planeja a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS); e o segundo próximo ao campus Leste, na continuidade do bairro Ulrick Graff.
Este segundo terreno fica na região que dá acesso ao Núcleo de Geração e Transferência de Tecnologia em Produção Animal do Semiárido (Nutesa). “Nossa intenção é construir um conjunto habitacional nesta área”, disse Allysson Bezerra, “e instalar uma infraestrutura completa com acesso pavimentado, escola, posto de saúde e segurança. Temos certeza de que a Ufersa vai ser beneficiada com uma obra desse porte”. O prefeito detalhou ainda a intenção de construir nesta área uma estrutura unificada para a Prefeitura que hoje, segundo ele, conta com setores espalhados em diferentes endereços, muitos deles localizados em regiões geograficamente distantes umas das outras.
A reitora Ludimilla Oliveira se comprometeu a encaminhar as demandas aos Conselhos Superiores da universidade, já com as justificativas, projetos de execução e contrapartidas oferecidas pela Prefeitura. “A universidade tem muito a ganhar com essa parceria”, disse a reitora sobre a cessão do primeiro terreno, no campus Oeste. “Ter uma UBS tão próximo ao nosso curso de Medicina, com a possibilidade de a Ufersa ser a unidade de referência no funcionamento deste espaço, certamente vai beneficiar os nossos alunos e a comunidade”.
Demandas da Ufersa
A professora Ludimilla Oliveira pediu atenção especial da Prefeitura a três projetos da universidade que podem ser fortalecidos a partir do apoio do Poder Municipal: o Parque Tecnológico do Semiárido; o Núcleo de Equoterapia do Semiárido; e o setor de Estágios da Ufersa, que está passando por um processo de reformulação e ampliação.
“Nossos principais pleitos estão na área social e da saúde”, destacou a reitora da Ufersa, que aproveitou a presença do prefeito de Mossoró e do diretor de Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufersa (NIT), Júlio Cesar Rodrigues, para detalhar a proposta do Parque Tecnológico do Semiárido, atualmente em construção.
“Nós sabemos que Mossoró, como a capital do semiárido, precisava contar com uma estrutura como a que nós teremos em breve. O espírito do parque já existe nas pesquisas que nós temos na Ufersa, Uern e IFRN”. Ludimilla Oliveira também citou as iniciativas de internacionalização da Ufersa, com destaque para a parceria com Israel que, segundo ela, será ainda mais fortalecida ao longo de 2023.