Sucessão na UERN

Pré-candidatos dialogam com comunidade acadêmica

Adaberto Veronese e Maria Lúcia Vidal realizam encontros virtuais para ouvir alunos, professores e técnicos

Os professores Adalberto Veronese e Maria José Vidal (Preta) pré-candidatos de oposição no processo sucessório na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão realizando encontros virtuais com os segmentos dos campi da instituição. Através da plataforma meet, os pré-candidatos ouvem os anseios dos docentes, discentes e técnicos e dialogam sobre os princípios que regem a carta programa da Chapa Muda Uern.

“Já nos reunimos por duas vezes com os segmentos do Campus Avançado de Assú, Campus de Natal e de Caicó. Dia 18 vamos ter encontro com a comunidade acadêmica de Pau dos Ferros e até o registro das chapas teremos conversado com todos os campi”, comemora o pré-candidato a reitor, professor Adalberto Veronese.

Para a professora Maria José Vidal, pré-candidata a vice-reitora, a pandemia do novo coronavírus tem transformado a forma como as pessoas se relacionam e não seria diferente na corrida eleitoral para Reitoria da UERN.

“Os encontros virtuais estão sendo bastante satisfatórios. É claro que gostaríamos de estar presencialmente em cada unidade da UERN ouvindo e conversando olho no olho com cada aluno, aluna, professora, professor, cada técnico e técnica. Mas entendemos que neste momento é importante o distanciamento pelo bem de todas e todos”, pondera a professora.

De acordo com a assessoria dos pré-candidatos, Adalberto Veronese e Maria José Vidal foram escolhidos pelos segmentos da Universidade após um longo processo de discussões que teve início em 2019. Mais de 130 técnicos, alunos e professores chegaram aos nomes dos pré-candidatos da oposição em consulta ocorrida em outubro de 2020.

“É uma grande honra e um grande desafio. A UERN é a Universidade mais importante do nosso estado por estar presente em todas as regiões. Infelizmente nos últimos anos a atual gestão paralisou o avanço da instituição que virou uma Universidade burocrática. Os segmentos estão esquecidos, sem valorização e falta condições de trabalho. Lutamos por uma gestão participativa que trabalhe pela melhoria e fortalecimento de todos os segmentos da instituição”, enfatiza o professor Adalberto.

Já para a professora Maria José a atual gestão da UERN trata de forma autoritária a comunidade acadêmica, principalmente não respeitando a autonomia das entidades representativas. “A democracia interna na Universidade é um princípio do qual não podemos abrir mão e a gestão central da UERN tem atacado a nossa democracia. De forma autoritária excluiu [email protected] [email protected] dos conselhos e retirou dos sindicatos a condição de escolha legítima de suas representações nos conselhos, através de assembleia. Portanto, para termos uma gestão verdadeiramente democrática, precisamos romper com esse grupo que há muito tempo domina nossa instituição”.

Para Adalberto e Maria José, o movimento #MudaUERN se fortalece na construção coletiva que busca uma Universidade com gestão democrática, competente e inclusiva. “Não uma outra UERN, mas uma Universidade que volte a ser verdadeiramente comprometida com os segmentos e cresça com inteligência administrativa”, ressaltam.

PRÉ-CANDIDATOS – Adalberto Veronese é professor da UERN desde 2006. Atuou no Campus de Pau dos Ferros e atualmente faz parte do corpo docente do Curso de Educação Física no Campus de Mossoró. Graduado em Educação Física (Licenciatura Plena) é mestre em Ciências da Saúde pela UFRN e obteve o doutorado em Ciências do Desporto na UTAD, em Portugal. Sua trajetória acadêmica na graduação e pós-graduação, inclui a participação no grupo de pesquisa Cultura Corporal, Educação e Desenvolvimento Humano, coordenação de diversos projetos de extensão, como o Programa Mais Saúde, o FESTUERN e o Educarte/PROEXT.

Atualmente coordena o Laboratório de Avaliação do Desempenho Aquático – LADA/UERN e o Programa Pra Nadar na UERN, também é professor colaborador do Mestrado Acadêmico em Saúde e Sociedade da UERN. Sua experiência administrativa inclui atuação como Diretor de Educação, Cultura e Artes – DECA/PROEX,  Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Diretor de Assistência Estudantil DAE/PRORHAE, Membro da equipe colaboradora 19 do Programa Segundo Tempo do Ministério dos Esportes, além da participação em comitês e comissões administrativas.

Maria José Vidal (Preta) é professora do Campus de Natal, docente da UERN desde 2012, quando iniciou seus trabalhos no Campus de Caicó. Com mestrado e doutorado em Filosofia pela UFRN, leciona Filosofia no Curso de Ciências da Religião, desenvolve pesquisas na área de Ensino de Filosofia e coordena projetos de extensão. Sua atuação na UERN se dá ainda em outros espaços como Comitê de Ética em Pesquisa, CONSUNI e representação do Campus de Natal junto à ADUERN.

Sua experiência administrativa, para além da UERN, inclui atuação como Diretora Científica da FAPERN, Secretária Parlamentar, Supervisora do IBGE, Pesquisadora do DIEESE-RN e EThos Assessoria & Pesquisa, além de conselheira do SEBRAE. Como ativista social, participou de diversos movimentos sociais como Marcha Mundial das Mulheres, Centro Feminista 8 de Março e a Organização Feminista Bandeira Lilás.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...