Meio Ambiente

Praia de São Cristóvão ganha projeto de preservação

Iniciativa de moradores e veranistas pretende mobilizar a população para cuidar do lugar de forma ecológica

Preocupada com o nível de poluição das praias, a professora Cláudia Michelly Cortez resolveu arregaçar as mangas e partir para a ação. Foi assim que nasceu o Projeto “Quem Ama cuida, não joga lixo na praia”, que vai beneficiar a Praia de São Cristóvão, no litoral areia-branquense.

Além de criar o projeto, a docente vem mobilizando moradores do lugar e veranistas que, como ela, se apaixonaram por aquele tesouro da natureza, cuja preservação vem sendo negligenciada pelo poder público, e sofrendo com a ação de pessoas pouco conscientes da importância do meio ambiente limpo e ecologicamente equilibrado.

Uma primeira ação já está programada e acontece no próximo dia 8 de junho. Será 1° Caminhada de Conscientização Quem ama cuida! Não joga lixo na praia! As atividades terão início às 7h, com concentração na praça de São Cristóvão. De lá, os presentes Sairão em caminhada até em frente a Eliebe, parte alta da Fenda do Biquíni. No percurso, eles irão colocando os tambores para depósito de entulhos, pregarão plaquinhas e coletarão lixo que estiver posto de forma inadequada.

A caminhada também terá uma programação cultural, com batucada, poesia e música. No retorno, haverá uma parada no Canto das Ondas, onde haverá apresentação teatral, palestra com a bióloga, música e café coletivo. A atividade será encerrada na praia, onde os presentes se darão as mãos e abraçarão Praia de São Cristóvão.

“A Praia de São Cristóvão é para aqueles que apreciam a natureza um verdadeiro paraíso, mar morno, calmo e paisagem exuberante, no entanto, é perceptível que nos últimos anos o lixo tem adentrado à mesma de forma intensa, alterando a beleza da paisagem. Seja na areia ou dentro do mar, é possível encontrar garrafas, sacos plásticos, latinhas, dentre outros tipos de lixo, descartados de forma indevida, poluindo a praia”, destaca Michelly Cortez, justificando porque decidiu tomar a iniciativa de desenvolver uma campanha de conscientização pela preservação do lugar.

Há dias os envolvidos no projeto trabalham na confecção das plaquinhas, na padronização dos tambores, na montagem da programação cultural. “Pretendemos fazer duas ações. Uma em junho e a outra em desenho. Esperamos que as pessoas percebam que devemos cuidar bem daquilo que a natureza nos oferece como presente”, finaliza Michelly Cortez.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support