“PRAGA” DE PAI PEGA!

Quem disse que “praga” de pai não pega, pega sim. Claro, colocamos entre aspas que na verdade o que aconteceu foi uma profecia, como bem definiu o próprio envolvido na boa história. Estou falando do mossoroense arretado Marcus Lucena que, residindo hoje no Rio de Janeiro, tem seu talento reconhecido pelo Brasil afora. E, em Fortaleza-CE durante recente entrevista ao programa de TV “Cordel, Sanfona & Viola”, ele lembrou do episódio quando, sua mãe grávida, pediu ao marido poeta Major Lucena para suspender um pouco as cantorias e ficar em casa até o menino nascer, que era exatamente o nosso Marcus Lucena, cantador dos quatro cantos.

Como reposta o pai disse – “Mulher você reclama que vivo a cantar, mas, cantar mesmo vai esse menino que tá ai dentro”. Aos 16 anos, quando saiu de casa e foi realizar seus sonhos no Rio de Janeiro a mãe lembrou e disse: “A praga do seu pai pegou, você é cantor”. Que bom que essa profecia do Major Lucena se confirmou e hoje Mossoró tem seu talentoso filho não só cantando, mais também lutando para manter viva a cultura nordestina no país, como é o exemplo da Feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro, a qual já defendeu da ameaça de extinção e privatização. Isso posto, eu grito – Viva Mossoró, viva Marcus Lucena e a “praga” do pai que pegou!!!


O POVO NÃO CANSOU

Tem notícia que não informa, também não desinforma porém “enche o saco’. Eu citei notícia porém poderia dizer discurso de oposição, de ex-corregilionário chateado com a pontinha que deixou de existir, entre outros. O fato é, ouvir a citação, críticas ao governo da professora Fátima Bezerra (PT) afirmando que “o povo cansou, não quer mais ouvir as falácias, as mentiras e as promessas que nunca se concretizam”, anunciadas pela gestora potiguar. Como posso levar a sério uma conversa dessas se ela foi reeleita para o segundo mandato.

Também não posso acreditar que existam tantos masoquistas no Rio Grande do Norte, ao ponto de eleger duas vezes uma pessoa que, segundo o discurso oposicionista, vive de mentiras. Promete muito e não faz nada. Eu até concordo que seja tudo isso de negativo o governo da professora Fátima, porém no geral, o povo não cansou, como afirmam alguns. Em tempo: Se não foi o povo que cansou, fica então a alternativa de que foi a oposição que não teve competência para convencer o eleitor do contrário aos motivos que os levou a reeleger a professora. Isso mesmo, seria melhor os contra assumirem o seu erro, correr atrás das correções e peitar nas ruas e urnas os atuais mandatários do RN no próximo pleito.

IDOSOS – CUIDADOS E PREVENÇÃO

Uma verdade popular é falar que, “a idade pesa”, realmente, pesa mesmo. Infelizmente não são raros os casos envolvendo queda de pessoas idosas seja em sua própria casa ou no deslocamento pelas ruas. E o mais grave ainda, quase sempre trazendo sérios danos, como braço ou perna quebrada. As vítimas mais frequentes já atingiram a casa dos 80 anos, porém são registrados casos com idade bem inferior. Até mesmo a queda da própria altura se torna um risco. Aqui, cuidar ao máximo da saúde e manter o equilíbrio.

O comentário aqui vai no sentido de alertar para os cuidados e prevenção. Sim, além de cuidar para que nossos idosos sejam melhor protegidos dentro de casa, evitando usos de tapetes e móveis sem necessidade, também é necessário prevenir nas ruas. E essa prevenção pode partir do poder público responsável pela gestão da cidade como também da própria população. Cada um fazendo sua parte, mesmo sabendo das dificuldades de controlar a expansão urbana, será possível minimizar os problemas. Afinal de contas, além dos idosos atuais, todos nós também pretendemos chegar na chamada “melhor idade”.

O DEFENSOR DO ESTUPRO

O caso envolvendo o defensor público, Serlam Valle, no Rio Grande do Norte, falando em usar os dedos para estuprar mulheres eleitoras de Jair Bolsonaro, expõe mais um pouco a difícil realidade do radicalismo político que estávamos vivendo. E a situação tende a ficar pior, isso levando em conta os casos que não chegam ao conhecimento geral. Se tornar um defensor do estupro pelo “simples” fato de uma escolha de voto é o retrato da falta de respeito ao próximo e ao regime democrático.

Outra situação que o caso expõe é aquela falsa luta e defesa das mulheres, bandeira inclusive empunhada por partidos políticos e parlamentares. Confesso, me corrijam se errei, não ouvi e não encontrei nada para fazer a leitura de estridentes deputadas e vereadoras defendendo as mulheres e condenando o autor da proposta insana e descabida do caso em repercussão. Já disse e repito, esse tipo de defesa só interessa se a vítima for da turma da canhota, se a vítima for destra, nada a obsta.

SOPRAR OU NÃO O BAFÔMETRO

Sempre quando acontece um grande evento festivo é comum o aumento de condutores de veículos sendo pegos nas chamadas blitz da Lei Seca. Junto vem sempre a dúvida em relação soprar ou não o bafômetro. Será que existe alguma vantagem na decisão de não soprar? Tomando como parâmetros a avaliação de especialistas sobre o tema, poderíamos dizer que, basicamente a decisão de “não soprar” garantiria as chances de defesa na esfera administrativa. Claro, se o estado de embriaguez é extremo, não tem como fugir da punição. Porém existe a turma do “foi só um gole ou dois”.

Isso posto então, é melhor que você não sopre o bafômetro. Se soprar não tem escapatória, será enquadrado na Lei Seca. Vale lembrar ainda que é possível, em caso de condenação, recorrer a uma segunda instância, isso no próprio Conselho Estadual de Trãnsito (CETRAN). Agora, se na segunda instância for negado, existe uma recomendação para não insistir. Para evitar uma possível cassação da habilitação a ideia seria, após o recurso negado em segunda instância, respeitar e cumprir a penalidade imposta ficando sem dirigir por um período.

GROSSOS, ALÉM DE SAL TERÁ PITAYA

A semente foi literalmente plantada e, quem sabe, muito em breve possamos anunciar que Grossos-RN não é apenas sal, pois também tem pitaya. O novo desafio é de iniciativa do professor Ronaldo Josino e dos alunos Felipe, Flávio, Ediclenio e Lucas que resolveram cultivar pitaya em projeto da Escola Estadual Cel. Solon, instituição que se confunde com a própria história do município. Como justifica o professor, de forma inédita e desbravando conhecimento, a escola e alunos implantaram o projeto de uma plantação de pitaya com 30 mudas na primeira fase que será seguida de mais 30 fechando em 60 mudas.

De acordo com previsão, no espaço de um ano a escola poderá estar produzindo em torno 600 pitayas, ou aproximadamente 180 kg da polpa da fruta. O projeto é audacioso devido o material de montagem utilizado e ao mesmo tempo inovador em escolas da rede estadual. A pitaya tem boas quantidades de vitamina C, fósforo, cálcio e ferro, além disso, é uma fruta rica em água, contribuindo também com a hidratação do corpo. No Brasil, a pitaya é considerada uma fruta exótica pelo fato de ser pouco conhecida, exuberante e comercializada com alto valor, principalmente em mercados exigentes. Votos de sucesso aos envolvidos e, vamos acompanhar o projeto.

MENSAGEM

“Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé

Manda essa tristeza embora

Basta acreditar que um novo dia vai raiar

Sua hora vai chegar”.

Grupo Revelação – Tá Escrito

EXTERMINAR O BOLSONARISMO

E segue o protocolo da ordem do presidente Lula quando disse – É preciso retirar bolsonaristas que estão lá escondidos às pencas – e as formas e frentes são as mais diferentes possíveis, a ordem é exterminar quaisquer resquícios de, o que ele certamente considera, forte força de oposição. É a reitora da universidade legalmente nomeada, porém perseguida, é o defensor público que muda de postura e defende agressão pública as mulheres eleitoras do ex-presidente, é a censura a determinadas empresas de comunicação e, para completar, é preciso atingir a cabeça, qual seja, do próprio Jair Bolsonaro.

E não falta mais, já conseguiram. A decisão do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) contestada até por membros de partidos da esquerda, tornou Bolsonaro inelegível, ou seja, fora do próximo pleito, embora ainda exista possibilidade de recurso pela defesa. Enfim, lamenta-se, estamos vivendo sim um ativismo judiciário no Brasil. Esse tipo de decisão, não tenho dúvida, só servirá para alimentar o extremismo e ódio que hoje impera. Quase chovendo no molhando ficamos na torcida que as pessoas resolvam despertar e se tornem mais prudentes em suas avaliações não deixando sair do campo das ideias o debate, embora acalorado.

POTIGUAR ANTÔNIA É SELEÇÃO

Vai chegando a Copa do Mundo de futebol feminino, entre 20 de julho a 20 de agosto e, além da Seleção Brasileira, o torcedor potiguar terá motivo extra para acompanhar os jogos na Austrália e Nova Zelãndia, sedes dos jogos. Na equipe nacional estará a jogadora Antônia Silva, que atua pela lateral. Ela é natural da cidade de Riacho de Santana-RN e teve seu nome confirmado na convocação final, premiando uma trajetória de luta e superação. Vindo de contusão ela foi lembrada na Copa Sul-Americana e, pelo bom desempenho, foi confirmada no mundial.

A defensora se junta agora a um seleto grupo de atletas do Rio Grande do Norte que chegaram a disputar uma Copa do Mundo, masculino ou feminino. A partir e agora Antônia entra na história com o volante Dequinha, nascido em Mossoró, que disputou a Copa de 1954 na Suiça, ao lateral-esquerdo Marinho Chagas, natural de Natal, convocado para o Mundial de 1974 na Alemanha e a atacante natalense Suzana, que representou a Seleção Feminina nos Estados Unidos em 1999, de acordo com informação do Portal Grande Ponto. Já estamos na torcida para que a seleção conquiste o título e, reforçando, pelo sucesso da conterrânea Antônia Silva.

CENSURA E AGRESSÃO A CF/88

Totalmente descabida e agressiva ao que diz a Constituição Federal de 1988. Assim definimos a Ação Civil Pública apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o grupo Jovem Pan, pedindo inclusive o cancelamento de três concessões, além de multas pesadas. É assim, se eu não conseguir calar, vou deixa-lo com receio de falar ao atingir o financeiro da empresa. Alega o MPF que a emissora abusou da sua liberdade de radiodifusão, traduzindo, criticou os algo ou alguém do seu interesse.

Esse é um precedente grave, no caso de acatamento. Aliás, a própria atitude já cria um ambiente ruim quando se agride o Estado Democrático de Direito, em especial no caso, a liberdade de expressão. A ação é tão cega em seus propósitos que agride até a Constituição em seu artigo 220. Pelo visto o ativismo do setor quer atropelar todos e tudo que se oponha pela frente. Proposta extrema, grave e totalmente absurda. É torcer que essa nota já estava superada com o não acatamento da ação.


DICA LEGAL – O CAPACETE E O CELULAR

A tecnologia em diferentes setores é uma realidade positiva, porém existem situações nas quais as novas engenhocas não cabem, pois acabam gerando mais perigos do que benefícios. Um desses aparelhos é um equipamento colocado em alguns capacetes que permite conectar com o celular quando o motociclista estiver em movimento. Um perigo extremo aumentando o risco de acidentes já que, de acordo com especialistas, tira a concentração do piloto.

Vamos lembrar aqui o que diz o artigo 252, inciso VI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O dispositivo legal fala na proibição da utilização de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular. Infração média tendo multa como penalidade. O interessante é que, mesmo proibido as autoridades não fizeram e, pelos informes, não fazem nada contra a fabricação e venda dos capacetes com o dispositivo eletrônico para ligar ao celular. Lembrando que a abordagem será obrigatória quando for visualizado o uso do fone para comprovar se está ou não conectado. O bom é, evitar a situação, no caso o motociclista. Quer o usar o telefone, estacione.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support