PRA FRENTE BRASIL

Vai chegando a data de abertura de mais uma Copa do Mundo, sábado dia 20 de novembro de 2022. Aproveitando a frase da música que embalou a torcida na Copa de 1970 “Pra frente Brasil”, vamos focar as atenções também da economia. Os comerciantes, somente agora, mostram uma certa empolgação com as vendas relacionadas a Seleção Brasileira. Se no campo o time do treinador Tite divide opiniões, vamos esperar que o período seja de conquistas para nossa economia.

Lembro-me do tempo quando, logo no início do ano no qual um mundial de seleções seria disputado, o verde e amarelo dominava o cenário. Isso no comércio e no público que via no futebol um motivo de festa. Não tenho receio de afirmar que hoje o torcedor se liga mais no seu clube, já que na seleção os nossos ídolos já não são os mesmos. A maioria joga fora do Brasil e não possui identidade com o torcedor nacional. Mas, quando a bola rolar, o sentimento, sem dúvida, é de vitória brasileira.


POSTURA CORRETA DAS FORÇAS

O ambiente no cenário nacional é de grande interrogação, porém a postura das Forças Armadas manifestadas por seus comandos se apresenta como ponto positivo. Até o fechamento da coluna, lendo uma nota assinada pelo comando da Marinha, Exército e Aeronáutica, a postura era de verdadeiros líderes conscientes daquilo que diz a Constituição no direito à manifestação popular como também recusando qualquer discussão em torno de um possível golpe militar.

Na nota os comandos condenam qualquer iniciativa que vise restringir direitos como também repudiam os possíveis excessos nas manifestações. Resumindo, isso significa que as forças estão prontas sim, porém para manter a ordem e o respeito das instituições livres e sem imposições. Assim permanecendo nos vem um certo alívio, mesmo entendendo que o quadro ainda é tenso depois do resultado das eleições.

OS OPORTUNISTAS DE PLANTÃO

É a hora, não sei se a vez, dos oportunistas de plantão. Foi só definir o resultado das urnas para as redes sociais serem invadidas pelos fantasmas da eleição. A turma que se manteve no anonimato esperando o resultado para poder se manifestar. Diferente dos verdadeiros militantes que foram à luta logo no primeiro momento, essa turma dos “fantasminhas companheiros” só querem saber da festa.

Algumas das aparições são figuras carimbadas dos bastidores da política, sempre mordendo o seu quinhão depois do pleito definido. Em raros momentos são vistos compondo a linha de frente de uma disputa eleitoral. Às vezes, anotem, tem até o casal que se divide, cada um flertando com um dos candidatos preferidos para, ao final, seja qual for o resultado eles estarão com o seu assegurado. Assim vivem e sobrevivem na vida pública os oportunistas de plantão.

CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA FOGOS

Apesar de todo o esforço a sociedade ainda não entendeu a importância de evitar o uso de fogos ruidosos, aqueles com fortes estampidos. A Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, formada na Câmara Municipal de Mossoró, tem feito um trabalho importante de conscientização. E em sua segunda reunião já prepara o projeto Copa Consciente. Vamos esperar que funcione, já que a situação foi triste durante a última eleição, principalmente no segundo turno. E não tem lado inocente.

Sobre o tema acessibilidade, também discutida em reunião da Frente, essa é uma situação que precisa de urgência, por exemplo, em calçadas do centro da cidade. Acompanhei outro dia a dificuldade das pessoas para caminhar na calçada da residência que fica ao lado da Capela São Vicente e, como diz o ditado “parede com parede” vizinha a sede da prefeitura, Palácio da Resistência. Até as pessoas sem problemas de locomoção encontram dificuldades no setor. Abandono e falta de acessibilidade em pleno centro da cidade.

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Outro dia vendo um programa de TV no qual os envolvidos participavam de um jogo de perguntas e respostas rápidas para ganhar certa quantia em dinheiro, observei que uma das alternativas era mandar passar quando não sabia responder. Aqui entra o tópico sobre a Proclamação da República. O âncora do programa perguntou o que era o feriado do dia 15 de Novembro e o interrogado não soube responder e mandou passar para a pergunta seguinte.

Vou aproveitar a falta de memória da participante para lembrar que, a Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889 e representou o fim do Segundo Reinado e o início do período republicano. Nos conta a história que desde a Guerra do Paraguai, os militares fortaleceram-se como grupo social e almejavam maior participação na política. O sistema monárquico passava por uma grande crise, havendo um evidente descontentamento com o reinado de Dom Pedro II. Diversos setores sociais exigiam mudança de governo, reivindicando maior participação política e liberdade de direitos.

VALORIZAÇÃO DA GCM EM MOSSORÓ

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mossoró terá novas formações para progressão funcional na carreira, conforme o Projeto de Lei Complementar do Executivo 9/2022, aprovado por unanimidade, na Câmara Municipal. Votado em regime de urgência especial, o projeto modifica a Lei Complementar 98/2014, para inserir o reconhecimento dos títulos Especialização, Mestrado e Doutorado para progressão da carreira da Guarda Civil Municipal.

Na justificativa do projeto os seus autores afirmam que a proposta valoriza ainda mais a categoria e amplia a justiça à importância dos profissionais para o município. A justificativa da mudança segue dizendo que, além da necessidade de capacitação e de modernização da GCM com novos conhecimentos, é preciso também que a instituição seja atrativa e retenha os profissionais que já fazem parte de seus quadros funcionais. O projeto agora deixa o Legislativo e segue para sanção, ato esse de responsabilidade do Executivo. (Informações CMN).

MENSAGEM

“Três coisas agradam a todo o mundo: gentileza, frugalidade e humildade. Pois os gentis podem ser corajosos, os frugais podem ser liberais e os humildes podem ser condutores de homens”.

Textos Taoístas

CERTAME POTIGUAR 2023

Na intensão de tornar a competição mais atrativa para times, torcedores e até, quem sabe, investidores, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e seus filiados resolveram mudar aquilo que já havia sido anunciado para o sistema de disputa em 2023. E não tem nenhum problema em mudar quando a ideia é melhorar. Ao invés de um campeonato de pontos corridos definido o campeão quem pontuar mais, agora voltamos com a velha e boa partida decisiva.

Os oitos clubes estarão divididos em grupos de quatro, A e B, e decidirão a primeira fase grupo contra grupo. Serão jogos de ida e volta e os dois melhores pontuadores se classificam. Já a segunda fase será um quadrangular, todos os clubes jogam entre si também em jogos de ida e volta. As duas equipes com melhor aproveitamento irão decidir o Campeonato em dois jogos na final. Quem somar mais pontos nas duas fases, tem a vantagem de decidir em casa. Os dois últimos colocados disputarão em ida e volta para definir quem cai para o rebaixamento.

ESCOLA DE MALANDRAGEM

Simplesmente irritante a chamada “Escola de Malandragem” que o jogador brasileiro insiste em manter no futebol. E a pior delas é a simulação dos goleiros no sentido de parar o jogo. O seu time sendo encurralado pelo adversário é ato certo, o goleiro ergue um dos braços e em seguida se joga ao chão. Infelizmente, como não são médicos, a maioria dos árbitros param a partida. Nesse momento o “malandro” esfria o jogo e o seu treinador tenta corrigir o que vem dando errado.

Minutos depois o goleiro levanta e chuta a bola sem o menor constrangimento, ou seja, sinal certo que tudo estava errado, não sentiu nada. Assim fica no prejuízo a qualidade do futebol brasileiro, que hoje não é das melhores, e gera prejuízo para torcedores que pagam ingressos e os patrocinadores perdem dinheiro do investimento feito, já que não teve o produto por inteiro entregue, o bom futebol bem jogado.

DISTRITO EMPRESARIAL DE CANGUARETAMA

Com o dinheiro já nos cofres da prefeitura, o chefe do executivo do município de Canguaretama-RN, Wilsinho Ribeiro, prepara agora a parte licitatória para a construção do Distrito Empresarial da cidade. Fruto de emendas junto ao Ministério da Economia, no valor de R$ 400 mil, o prefeito contou com o apoio da bancada federal do Rio Grande do Norte em Brasília.

De acordo com informações do blogdopassaro.com.br a expectativa é de que o novo Distrito Empresarial seja a porta de entrada para a instalação de holdings multinacionais para áreas tecnológicas. Ao blog o prefeito em exercício disse que será mais um importante passo para o crescimento de Canguaretama. O novo Distrito Empresarial vai gerar mais economia e mais renda na cidade, tornando-se um polo tecnológico, econômico e social para o Agreste potiguar. Com isso, a cidade vai ter mais recursos para a ampliação na oferta de serviços à população.


DICA LEGAL – DIREITO NO GRAMADO

Anunciada a convocação da Seleção Brasileira, rumo ao Catar, pergunta-, quem paga o salário dos jogadores? De acordo com a Lei nº 9.615 de 24 de Março de 1998, a conhecida “Lei Pelé”, diz em seu artigo 41: “A participação de atletas profissionais em seleções será estabelecida na forma como acordarem a entidade de administração convocante e a entidade de prática desportiva cedente”. O parágrafo primeiro garante o seguinte: “A entidade convocadora indenizará a cedente dos encargos previstos no contrato de trabalho, pelo período em que durar a convocação do atleta, sem prejuízo de eventuais ajustes celebrados entre este e a entidade convocadora”.

É o que diz a lei, porém na prática a situação é diferente. Na disputa da última Copa América, por exemplo, o jornalista Rodrigo Mattos, da UOL, comentou que os clubes estavam em litígio a Confederação Brasileira de Futebol que se recusa a cumprir o que diz a lei. Segundo informes, a entidade não vem honrado estes pagamentos gerando prejuízos aos cofres dos clubes e também em campo, já que ficam por um período sem contar com esses atletas. Principalmente quando as competições e amistosos acontecem no período dos campeonatos oficiais. Mesmo assim precisam pagar os salários, já que a CBF não cumpre a lei.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support