PONTAPÉ INICIAL NO JOGO DA PERMUTA

Aos poucos volta a ganhar corpo a proposta de permuta do estádio Nogueirão e a construção de uma nova praça esportiva para abrigar o futebol, e outras modalidades, em Mossoró. Como se trata de um investimento de grande valor financeiro, é importante reunir as partes interessadas para que todos os detalhes sejam vistos. Principalmente quando se fala em valores com origem no erário, ou seja, dinheiro público. O prefeito Allyson Bezerra e sua equipe tem tratado do assunto com a máxima cautela, como realmente deve ser.

Outra atitude importante foi convidar dirigentes de Potiguar e Baraúnas, principais “inquilinos” do estádio com suas participações em campeonato estadual, brasileiro e até as Copas do Nordeste e, quem sabe retorne um dia, a do Brasil. Nada de agir por impulso. Claro, como amante do futebol também gostaria de contar com um estádio nesse momento reunindo todas as condições para receber jogos e torcedores, porém ainda não é possível. Então, que venham as reuniões, os projetos e, sem muita demora, porém com responsabilidade, a construção de um novo estádio ou, se for o caso, a recuperação do Nogueirão se não acontecer a permuta.


DETRAN ALERTA, SITE E E-MAILS FALSOS

O período é propício e os bandidos não perdem tempo para agir e tentar roubar o cidadão de bem que busca a regularização do seu veículo. O alerta é do próprio Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) avisando as condutores de veículos que já existe na praça sites e e-mails falsos tentando se passar pela página do órgão. Nesse período os proprietários de carros e motos estão quitando as taxas referente ao Licenciamento e o golpe se espalha por todo estado.

Acessando os falsos endereços são gerados, segundo o Detran, boletos fraudulentos para pagamento do Licenciamento e IPVA, aproveitando o período no qual o calendário é divulgado. De acordo com a Ouvidoria do órgão, estão solicitando até pagamento via PIX. Se você caiu no golpe a primeira providência é registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Tem até imitação da página do Detran com espaço para o cidadão inserir os dados do Renavam e placa do seu veículo. Fique alerta e, reforço, procure a polícia quando perceber que é golpe.

POLICIAIS SENDO VIGIADOS

No Rio de Janeiro e em Brasília (DF), deputados estaduais do PSOL estão pressionando, com projetos, o uso obrigatório de câmeras na farda e viaturas da polícia militar e civil. Argumentam que a ideia é proteger a integridade física de civis e militares. Pouco provável que seja isso mesmo. A verdade é, enquanto se pune e aumentam a vigilância dos policiais, os bandidos agem com liberdade em diferentes setores, como foi recentemente em Natal durante o jogo ABC e Baraúnas. Lembro que um policial ano passado foi investigado por disparar sua arma para cessar a violência de torcedores após um jogo também do ABC, na capital potiguar.

Pois bem, não vi com a mesma veemência nenhum protesto em relação ao torcedor que estava praticamente sendo executado em via pública. Eram chutes, socos, pancadas com capacetes e sabe-se lá mais o quê. E tudo sendo filmado por um dos agressores que expôs toda a violência nas redes sociais. Eu pergunto então: Alguém teria a coragem de sugerir e colocar câmeras em um bandido? Por exemplo, na turma que vai aos estádios ou ficam em suas proximidades para promover atos violentos. Fica a dica para aqueles que só aparecem quando o meliante é atingido.

MEC PERDENDO CREDIBILIDADE

Se fosse nos bons tempos de redação dos jornais eu diria: “Que barrigada foi essa do MEC na dupla divulgação do resultado do Sisu”. Tornou público o resultado com a lista dos aprovados para uma vaga nas universidades públicas, famílias inteiras festejaram e, horas depois, vem o Ministério da Educação dizer que existiu um erro técnico. Diante do tal erro técnico, o resultado do dia 30 estava cancelado e nova relação de aprovados seria divulgada no dia 31. Em um país cheio de, digamos assim, dúvidas, sobre a seriedade dos seus governantes, me acontece uma dessa.

Claro, aqueles candidatos que tiveram seus nomes divulgados em um dia e despareceu da relação no outro, com certeza não ficou nada satisfeito, Uma extrema irresponsabilidade do Ministério da Educação que afeta seriamente a sua credibilidade. Fica a dúvida em torno da verdade ou não do danado do erro técnico. Repito, o candidato que perdeu a vaga certamente vai questionar e talvez o judiciário até tome alguma decisão que atrase mais ainda essa definição sobre as relações dos dias 30 e 31. Pode acontecer tudo, inclusive nada.

MILHÕES ENTRANDO NA FOLIA

Quando o assunto é economia, carnaval não é apenas brincadeira, é tempo de reforçar o caixa. E, pelas previsões do Instituto Fecomércio do Rio Grande do Norte (IFC-RN), que encomendou até pesquisa para encontrar esses números, o período do reinado de momo deverá injetar mais de R$ 501 milhões. Isso no seguimento de turismo e comércio. Aqui vale destacar as duas principais cidades do estado, Natal e Mossoró, nas quais 51,7%, dos consumidores em cada uma delas, pretende ir às compras. Aqui vai da bebida até a fantasia, entre outros itens, como alimentos, por exemplo, para viver a folia.

Então, isso posto, você que é pequeno, médio ou grande empresário, que se prepare, se ainda não o fez. A turma anda com dinheiro no bolso e disposta a gastar no feriado prolongado de carnaval. O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz acrescentou que em Natal o gasto médio por pessoa deve ficar em 16% e em Mossoró 8%. Como tradicionalmente acontece, o litoral continua atraindo maior público, porém várias cidades, mesmo sem praia, promovem excelentes carnavais e certamente receberão muitos foliões.

FALTANDO MEDICAMENTO NO RN

Saúde em risco, próximo da UTI, no Rio Grande do Norte. Faltam 83 tipos de medicamentos distribuídos, ou que deveriam ser, pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) do RN. Até o fechamento da coluna a informação, inclusive no próprio site do órgão, era de que parte desse montante estaria em fase de licitação. O problema é que, pessoas que fazem uso desses medicamentos e dependem da disponibilidade no sistema de saúde pública do RN, estão sem receber já se passaram três meses. A doença não espera. Todos são medicamentos necessários e de alto custo.

E o quadro até o final da semana que passou era de total incerteza. A própria coordenadora da Regional de Saúde em Mossoró, Emiliana Cavalcante, disse que o medicamento vem do governo federal que enfrenta dificuldades nas licitações por conta da indústria farmacêutica que força uma situação em favor do aumento no preço do produto. Não digo que essa não seja a verdade, porém sempre buscam culpados quando falha a parceria entre os governos estadual e federal. Os companheiros, nesse caso, estão falando idiomas diferentes enquanto a população que precisa do medicamento sofre as consequências.

MENSAGEM

“O respeito é o alicerce da convivência humana, sem ele, os pilares da harmonia são destruídos.”

Autor desconhecido

CAERN NO SANTA DELMIRA

A sexta-feira amanheceu toda azul em várias ruas do Santa Delmira, zona oeste de Mossoró-RN, com a presença da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O azul aqui diz respeito a cor da farda dos trabalhadores que estavam trocando os medidores (hidrômetros) das residências. Isso significa que a empresa se preocupa sim, porém, com a melhora na qualidade para medir e cobrar. A medição e a cobrança seria da água fornecida com regularidade a população, porém hoje o que mais se conta nesses novos hidrômetros é o vento.

A água vai se tornando um artigo de luxo e só aparece, quase, uma vez por ano, assim como é o desfile das escolas de samba no carnaval famoso do Rio de Janeiro. Quando vi aquele esquadrão azul nas ruas do Santa Delmira na véspera do carnaval eu pensei e cantei: “As águas vão rolar…”. Ledo engano, porém nada ingênuo e nenhuma boa-fé. É pura maldade mesmo querer melhorar a medição e cobrança e não se preocupar em retornar com o fornecimento cotidiano do famoso precioso líquido. Sendo assim, nada azul, só vento.

INSS, CONVOCAÇÃO PARA PROVA DE VIDA

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocará 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para fazer a prova de vida anual. Desde o início de 2023 que cabe ao instituto comprovar que o beneficiário está vivo, a partir de cruzamento de dados. No entanto, para os casos em que o rastreamento não é efetivo, o titular precisa fazer ele mesmo a prova de vida. “Elas se enquadram nos casos em que o INSS não consegue fazer a comprovação de vida por não encontrar o beneficiário em nenhuma base de dados. Por conta disso, é enviada uma notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada”, afirmou o INSS. As 4.351.557 de pessoas convocadas são nascidas nos meses de janeiro a março.

Já foram notificadas 3.089.043 pessoas nascidas em janeiro e fevereiro. Nesta quinta-feira foi a vez de 1.262.514 que fazem aniversário em março que estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida. Os segurados que receberem a notificação devem procurar o Meu INSS ou o banco onde recebem o benefício para realizar a prova de vida. Passados 60 dias após as notificações via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária, não havendo a comprovação de vida, o pagamento poderá ser bloqueado. (Fonte: Agência Brasil).

ANIVERSÁRIO ANTECIPA CARNAVAL

Chegou a hora de apagar velinha e festejar mais um aniversário do amigo Galdêncio, ao lado da sua esposa a professora Cristiane, as filhas Maria Eduarda e Naracelly, além dos animais de estimação, o cachorro Hudson e a cadela Suphia. Pois é, o mês de fevereiro se torna especial quando Galdêncio, ex-funcionário do Sesc Mossoró-RN e hoje residindo e trabalhando no litoral, na cidade de Tibau, completa 50 anos de idade. Um jovem cinquentão que antecipa o carnaval apagando velinhas e festejando junto com os amigos.

No município de Tibau, além de trabalhar com equipamento de som, o aniversariante do dia 03 de fevereiro também presta serviços como servidor da prefeitura local. Aliás, ações dignas de elogios não só no cumprimento do cronograma oficial, ele também tem atendido a população de forma direta, claro, tudo dentro daquilo que impõe sua função na secretaria de serviços públicos. Por ser um bom marido, pai e extremamente responsável em suas atividades laborais, Galdêncio merece de todos nós os votos de parabéns, saúda, paz e vida longa. Forte abraço amigo.


DICA LEGAL – CARNAVAL, FERIADO E PONTO FACULTATIVO

Os anos passam e a pergunta sempre surge quando chega ou se aproxima o mês de fevereiro, período da maior festa popular do Brasil, o carnaval. Tem sempre alguém na dúvida querendo saber se o período de carnaval é feriado ou ponto facultativo. De acordo com a Lei Federal nº 9.093/95, a União delegou aos Estados e municípios a responsabilidade para definir sobre o feriado na data. Sendo assim, o carnaval só será feriado caso exista uma lei estadual ou municipal que defina a data como tal.

É sempre bom, mesmo assim, esclarecer ao leitor a diferença entre feriado e ponto facultativo. Muitos sabem, porém é importante relembrar. O feriado: é vedado o trabalho, sendo que essa regra não é absoluta, e vai depender do tipo de atividade desenvolvida por aquela empresa); porém, quando ocorre, o pagamento poderá ser dobrado. Agora falando do ponto facultativo: não existe qualquer impedimento para o dia de trabalho normal e o pagamento não deverá ser dobrado. Se ligue no ritmo da legislação e brinque no bloco da legalidade.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support