Vizinhança Solidária

Polícia Militar desenvolve programa de interação em bairros da zona Sul de Natal

O programa “Vizinhança Solidária” foi criado no intuito de estabelecer um vínculo solidário no combate à criminalidade local e buscar de soluções adequadas para a segurança pública nos bairros.



O 5º Batalhão de Polícia Militar vem desenvolvendo um programa de interação entre a comunidade e a corporação policial militar nos bairros da zona Sul de Natal, área de sua atuação.

O programa “Vizinhança Solidária” foi criado no intuito de estabelecer vínculo solidário no combate à criminalidade local, e na busca de soluções adequadas para a segurança pública nos bairros de atuação do 5º BPM.

“Nós incentivamos a criação de grupos de moradores – os Conselhos de Segurança, para coordenarem os setores na localidade e, quando necessário, acionar a Polícia Militar para auxílio ou orientação”, explicou o Major PM Correia Lima, comandante do 5º BPM.

“É uma iniciativa simples, mas eficaz”, disse o oficial. “Qualquer suspeita pode ser acionada pela própria vizinhança graças a um sistema de comunicação simples”, relatou. “É a maior participação da sociedade no combate à criminalidade que possibilita uma melhor atuação da Polícia na proteção ao bem comum”, disse.

Ainda de acordo com o comandante do 5º BPM, o programa já acumula uma significativa melhora no índice de criminalidade, demonstrando uma redução de 58% nos crimes contra o patrimônio.

Outro programa implementado no âmbito da unidade operacional é o “Batalhão Participativo” que objetiva a adoção de métodos de gestão participativa a partir da construção de um diagnóstico do ambiente interno e externo com a cooperação efetiva dos policiais com a definição de métodos e objetivos para o policiamento.

“Para a implantação desses programas utilizamos todas as redes sociais, criando grupos de interações e acionamento da Polícia Militar”, concluiu o Major Correia Lima.

PM/ASSECOM

 

Notícias semelhantes