Operação

Polícia investiga desvio de R$ 360 mil em cartório no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (22), a operação “Selo Quebrado”, com o objetivo de desarticular um esquema de desvio de recursos em um cartório do estado. A investigação apura crimes de falsificação de documentos públicos e lavagem de dinheiro.

Segundo a Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (DECCOR), o principal suspeito teria transferido para sua conta valores pagos por clientes e empresas, utilizando ofícios falsificados, e-mails e mensagens de WhatsApp que simulavam comunicações oficiais do cartório.

Para dar aparência de legitimidade aos documentos, ele chegou a usar certificados digitais de terceiros, enganando as vítimas. As apurações indicam que, entre 2021 e 2024, cerca de R$ 360 mil foram desviados. Há também indícios de ocultação e dissimulação de bens, configurando crime de lavagem de dinheiro.

O nome da operação faz referência à violação da fé pública notarial, simbolizando a quebra da confiança associada ao selo cartorário.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support