Investigação

Polícia Federal deflagra 4ª fase da operação Lesa Pátria contra atos golpistas

Na ação, são cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em cinco estados e no DF

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (3), a 4ª fase da operação Lesa Pátria contra atos golpistas praticados em 8 de janeiro, quando terroristas bolsonaristas invadiram as sedes dos três Poderes, em Brasília. Na ação, são cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em cinco estados (Rondônia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo) e no Distrito Federal.

Até as 7h30 da manhã, um dos mandados de prisão havia sido cumprido em Goiás. A operação Lesa Pátria é tratada pela PF como permanente e, segundo a corporação, os fatos investigados, em tese, constituem crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição de bens especialmente protegidos.

A qualificação dos crimes, no entanto, será feita apenas ao fim das investigações, quando os suspeitos forem denunciados formalmente à Justiça pelo Ministério Público.

A primeira fase da operação Lesa Pátria foi deflagrada em 20 de janeiro, com oito mandados de prisão e 16 buscas e apreensões. Um dos alvos no Rio de Janeiro fugiu pela janela e, até o momento, continua foragido.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support