Natal

Polícia Civil indicia três pessoas por transfobia contra vereadora

Caso aconteceu em maio deste ano. Indiciados estavam na galeria e fizeram insultos e ofensas contra a vereadora Thabatta Pimenta

A Polícia Civil indiciou duas mulheres e um homem por transfobia contra a vereadora de Natal Thabatta Pimenta, durante uma sessão ordinária da Câmara Municipal no dia 20 de maio deste ano.

Segundo a Delegacia Especializada em Crimes de Racismo, Intolerância e Discriminação (Decrid), os indiciados proferiram ofensas e insultos transfóbicos contra a parlamentar enquanto ela discursava no plenário. As ações foram registradas em vídeo e confirmadas por depoimentos.

“Naquela ocasião, existia uma sessão plenária em que, durante a fala, a manifestação de uma parlamentar mulher trans, pessoas das galerias iniciaram práticas discriminatórias em razão da sua identidade de gênero”, relatou a delegada Paoulla Maués, da Delegacia Especializada em Crimes de Racismo, Intolerância e Discriminação (Decrid), que investigou o caso.

Os três foram indiciados pelos crimes previstos nos artigos 2º-A e 20 da Lei nº 7.716/1989, que tratam de discriminação e preconceito em razão de identidade de gênero. A delegada lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a transfobia e a homofobia como crimes de racismo.

Thabatta Pimenta é a primeira vereadora trans da história de Natal. Eleita em 2024 com mais de 7 mil votos, ela já havia feito história em 2020 ao se tornar a primeira vereadora trans do Rio Grande do Norte, no município de Carnaúba dos Dantas.

*Com informações do G1

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support