Polícia Civil desarticula esquema de fraude que enganava bancos no RN
Foram oito mandados de busca e apreensão em Natal, São Gonçalo do Amarante, Monte Alegre e Parnamirim. Polícia bloqueou também R$ 80 mil da conta dos suspeitos.
A Polícia Civil cumpriu na manhã desta quinta-feira (19), em Natal e na Região Metropolitana, oito mandados de busca e apreensão e bloqueou R$ 80 mil das contas bancárias de suspeitos de participarem de um esquema que enganava bancos para devolução de valores que, na verdade, não haviam sido roubados.
A quadrilha operava da seguinte forma:
- o primeiro passo era transferir um valor para outra conta;
- em seguida, o suspeito registrava um boletim de ocorrência por um suposto furto do celular e alegava que o dinheiro da conta tinha sido transferido pelo aplicativo;
- o último passo era acionar o banco para que o valor “roubado” fosse devolvido.
O delegado Breno Arruda, titular da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD), que realizou a operação, explicou que os valores eram transferidos para contas de conhecidos ou participantes do próprio grupo criminoso.
“Em posse desse boletim de ocorrência falso, esses investigados solicitavam a devolução dos valores junto ao banco e obtinham o estorno, assim duplicando o dinheiro que originalmente tinham na sua conta bancária”, explicou.
De acordo com a Polícia Civil, os crimes aconteceram nos municípios de Parnamirim, Natal, São Gonçalo do Amarante e Monte Alegre.
Durante as diligências da Operação Cashback, os policiais apreenderam aparelhos eletrônicos que foram utilizados na prática dos crimes.
A operação contou também com o apoio de delegacias da Grande Natal, por meio da diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGRAN), e da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).
G1 RN