Polícia

PF investiga suspeitos de compartilhar abuso sexual infantil no RN

A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (18), dois mandados de busca e apreensão em Natal e São Gonçalo do Amarante durante a 18ª fase da Operação Uiraçu, que investiga crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil na internet.

Segundo a PF, celulares foram apreendidos e passarão por perícia para subsidiar o inquérito. Os suspeitos são investigados por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A corporação também destacou que, embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia infantil”, a comunidade internacional considera mais adequado o uso das expressões “abuso sexual” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por reforçarem a gravidade da violência praticada.

A PF orienta pais e responsáveis a acompanhar a rotina digital dos filhos, conversar sobre riscos no ambiente virtual, monitorar o uso de redes sociais e aplicativos e estar atentos a mudanças de comportamento que possam indicar situações de risco.

O nome da operação faz referência a uma ave de rapina conhecida como uiraçu, que ataca pequenos mamíferos, em especial filhotes, em alusão ao combate da polícia contra predadores sexuais que vitimam crianças e adolescentes.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support