Em um total de 118 operações realizadas só neste ano, foi apreendido o equivalente a R$ 1,5 bilhão em forma de narcóticos pela Polícia Federal (PF) no primeiro semestre. Os dados foram fornecidos ao Metrópoles pela Coordenação Geral de Polícia de Repressão a Drogas e Facções Criminosas (CGPRE) e Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (DICOR) da instituição.
Entre as drogas mais apreendidas pela PF, estão a cocaína e a maconha, em diversas formas – pronto para consumo ou até mesmo em formato de sementes, folhas, arbustos e similares. Destacam-se também outros narcóticos, como o haxixe e o skunk, ambos com mais de 400 mil kg de itens recolhidos.
Drogas: total de apreensões
A maconha é a droga mais apreendida, com destaque para os prensados, que tiveram mais de 175 mil detidos. No caso da semente ou folha, foi apreendido o equivalente a mais de 669 mil kg do produto.
Também foram apreendidos mais de 39 mil quilos (ou 39 toneladas) de cocaína. No caso da cocaína in natura, esse valor é de pouco mais de 586 mil quilos.
Destacam-se também outros narcóticos, como o haxixe, o skunk, e os comprimidos de ecstasy.
Metrópoles