Números

Pesquisas mostram perda de densidade eleitoral de Rosalba

Números apontam para empate técnico entre os candidatos da oposição

As pesquisas eleitorais divulgadas até agora para a disputa pela prefeitura de Mossoró trazem uma grande certeza: a estagnação da pré-candidatura da prefeita Rosalba Ciarlin (PP).

Tanto na pesquisa da Difusora/Agora Sei quanto a da SuperTV mostram que ao mesmo tempo em que Rosalba lidera a corrida, seu nome não é mais tão forte como em outros tempos.

Nas duas sondagens, na pesquisa espontânea a prefeita está na casa dos 22% de preferência do eleitorado. É um percentual que tem trazido preocupação ao grupo governista. Por uma razão muito simples: Rosalba é candidata há 4 anos.

Na espontânea, o entrevistado diz o nome que lhe vem à cabeça na hora da pergunta. Para quem está no governo há tanto tempo, 22% não são tão confortáveis como aparenta ser. Acrescente-se a isso o fato que 33,92% dos mossoroenses desaprovam o seu governo o que indica que, em tese, esses dificilmente votarão nela.

Além disso, todos os seus oponentes crescem na estimulada, enquanto ela permanece praticamente com o mesmo percentual de intenção de votos.

Chamou a atenção na pesquisa da Super TV / Sensatus o empate técnico entre os principais candidatos da oposição: Alyson (Solidariedade), Isolda Dantas (PT) e Cláudia Regina (DEM).

A pesquisa apresentou 5 cenários diferentes na estimulada. Num deles, a petista Isolda Dantas é quem consegue o maior percentual entre os candidatos da oposição: 18,40%. Nesse mesmo cenário, Rosalba tem seu melhor desempenho: 37,19%. A pesquisa mostra também que em 4 dos 5 cenários apresentados, a soma dos votos dos candidatos da oposição supera os da atual prefeita.

A desidratação do capital eleitoral de Rosalba não é de hoje. Mesmo com o comando da prefeitura, em 2018 ela não elegeu nenhum deputado estadual, e a vaga de deputado federal de Beto Rosado (PP) foi conseguida no tapetão.

Embora com o filho candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Caros Eduardo Alves (PDT), Rosalba perdeu a votação na cidade. A chapa liderada pela professora Fátima Bezerra (PT) teve vantagem superior a 10 mil votos em Mossoró, no segundo turno.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support