Artigo

Pesquisador Gutenberg Costa lembra centenário de Raibrito

Escritor, historiador, pesquisador e memorialista faria 100 anos hoje

Bom gente amiga. Nesta data de hoje, 23 de abril de 1920, nascia em Caraúbas/RN, o saudoso amigo Raimundo Soares de Brito. Escritor, historiador, pesquisador, memorialista e estudioso da nossa cultura popular.

Quando o conheci, já fazia anos que percorria o chão de Santa Luzia, mas depois de nossa amizade consolidada, obrigatoriamente e prazerosamente passei a ser seu hóspede. O velho Raibrito não admitia minhas hospedagens em hotéis em Mossoró de maneira alguma. Então, passei a chamar sua morada cheia de papéis, arquivos e livros, na Rua Henri Koster, 23, de “Hotel Caraúbas”.

Sua área frontal era sempre ponto de encontros de novos amigos e café coado em pano, como fazia minha mãe. A paciente dona Dinorá, aguentava nossos bate papos até a madrugada. Raibrito apresentou me muita gente boa da região Oeste do Estado, entre eles, o nosso quixotesco da Cultura Vingt Un Rosado. Foi guardião da maior hemeroteca do RN.

Quando sabia a temática de minhas pesquisas, adiantava logo em suas generosas doações. Assim fez com os apelidos, carnaval natalense e outros assuntos.

De vez em quando, acho uma carta sua ou um apressado bilhete, solicitando algo para suas pesquisas. Certa feita, “tramou”, aliado a Vintg-un Rosado, a minha entrada na Academia Mossoroense de Letras, como sócio correspondente. Não podemos recusar como dizia o mestre Câmara Cascudo, as tramas das boas amizades.

Sobre Raibrito não cabe um só livro. Tudo é muito pouco e corremos o risco de esquecermos algo. O amigo Kydelmir Dantas levou-me até ele e ele a centenas. Foi um mestre, onde guardo suas lições e até algumas manias. Veio a Natal doente e encantou se em 27 de novembro de 2012. Deixou inúmeros amigos-filhos adotivos, discípulos e admiradores. Será sempre lembrado por sua simplicidade e o dom de pesquisar e fazer amizades. Saudades, meu velho mestre. Hoje vou cuidar de minhas pesquisas, em sua homenagem!

Gutenberg Costa. Nísia Floresta/RN.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...