Problema

Período chuvoso reforça necessidade de combater maus hábitos

O lançamento de água de chuva e de lixo no sistema são alguns dos exemplos de maus hábitos.

O período de fortes chuvas que vem atingindo as cidades do Rio Grande do Norte, especialmente do litoral, acende alerta para um problema corriqueiro, agravado em períodos chuvosos: o mau uso do sistema de esgotamento sanitário. O lançamento de água de chuva e de lixo no sistema são alguns dos exemplos de maus hábitos. A tubulação não é dimensionada para receber entulhos e quando isso é feito, o resultado é obstrução da rede, trazendo todo tipo de transtorno.

No último mês de março, em Natal, após o período de chuvas mais intensas na última semana, a gerência operacional registrou um aumento de 50% no número de reclamações de obstrução e extravasamento de esgoto. Situações causadas pelo entupimento provocado por lixo na tubulação.

A Caern está sempre atenta a essa questão e, por meio de ações de educação de educação ambiental, reforça a todo o momento a recomendação de que não se deve jogar lixo nem canalizar água de chuvas para a rede de esgoto. O uso adequado do sistema de esgotamento sanitário permite que o serviço ofereça todos os efeitos positivos para os quais foram criados, promovendo saúde e beneficiando o meio ambiente.

CAMPANHA

Para reforçar a conscientização da população, a Caern lançou no mês passado mais uma edição da campanha #esgotobemcuidado, justamente alertando sobre os perigos da prática ilegal de ligar as canalizações de água de chuva na rede de esgoto.

A ligação irregular de água de chuva na rede de esgoto pode provocar a sobrecarga do sistema de esgotamento sanitário, causando transbordamento nas vias, retorno do esgoto para as residências, e a proliferação de vetores de doenças. Outra ação danosa é abrir as tampas dos poços de visita para escoar a água de chuva, que igualmente sobrecarrega o sistema, além de oferecer riscos de acidentes.

A campanha #esgotobemcuidado da Caern oferece material como informativos, dicas, cartilhas, jogos pedagógicos e vídeo aulas sobre a importância do uso adequado do sistema de esgotamento sanitário. O material pode ser acessado pelo whatsapp, no número (84) 98138-9229. Para receber o material, é necessário salvar esse número na lista de contatos do celular e enviar uma mensagem pedindo para ser adicionado à lista de transmissão. Outras fontes de informações são os perfis @caern115 no Facebook e no Instagram.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...