A Patrulha Maria da Penha (PMP), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Mossoró, realizou, nesta quinta-feira, 5, uma capacitação para os agentes da equipe, com o objetivo de atualizá-los sobre temas relevantes para o acompanhamento das vítimas de violência doméstica e a efetivação das medidas protetivas. Embora o aniversário oficial da Patrulha seja no próximo sábado, 7 de dezembro, o mês é sempre uma data de celebração, marcado por momentos que reforçam o compromisso da Patrulha com a proteção das mulheres e a prevenção da violência doméstica.
Durante a capacitação, foram discutidos tópicos como a justiça restaurativa, atualizações sobre medidas protetivas, novos protocolos de atendimento e práticas de prevenção à violência doméstica. A capacitação foi conduzida por Helena Leite, coordenadora multidisciplinar do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Mossoró, que destacou o papel essencial da Patrulha Maria da Penha nesse processo.
“A Patrulha Maria da Penha tem feito um trabalho excepcional em Mossoró, acompanhando mais de 700 medidas protetivas. Até o momento, não houve registros de feminicídios, o que demonstra que as medidas estão sendo efetivadas com sucesso”, afirmou Helena. Ela também ressaltou que a resistência cultural de alguns agressores, que insistem no descumprimento das medidas protetivas, ainda é um desafio. Contudo, a atuação da Patrulha tem sido decisiva para garantir a prisão de agressores que violam a ordem judicial.
Para Jamile Silva, coordenadora-geral da Patrulha Maria da Penha, a capacitação é uma oportunidade essencial para atualizar as informações e fortalecer o trabalho, que já impactou positivamente muitas vidas. “Estamos celebrando quatro anos de um trabalho importante para a cidade de Mossoró. Temos recebido muito retorno das mulheres, que reconhecem e valorizam nosso trabalho. A capacitação de hoje nos permite seguir melhorando, com a atualização de protocolos e abordagens”, afirmou Jamile.
Com o apoio de capacitações regulares, a Patrulha Maria da Penha de Mossoró segue avançando em sua missão de proteção às mulheres, na prevenção à violência doméstica e na efetivação das medidas protetivas. Criada com o objetivo de garantir a segurança das mulheres em situação de violência, a Patrulha tem sido amplamente reconhecida pelo seu trabalho contínuo e eficaz.
A capacitação também abordou temas como a justiça restaurativa, além de trazer atualizações sobre novos protocolos para o atendimento às vítimas. Lilian Cynthia, coordenadora de Ações Educativas da Patrulha, enfatizou a importância da educação e da conscientização contínua. “Desde o início da nossa atuação, a nossa missão sempre foi oferecer um atendimento humanizado e eficaz. Hoje, celebramos este marco com a certeza de que estamos no caminho certo”, disse Lílian.
Este momento de capacitação e atualização da Patrulha em Mossoró, foi também uma oportunidade para fortalecer ainda mais a sua atuação, que no próximo sábado, 7 de dezembro, completará quatro anos de trabalho em Mossoró. A patrulha vem cumprindo seu papel na construção de uma cidade mais segura para as mulheres, reafirmando seu compromisso com a proteção e a prevenção à violência doméstica.