em Mossoró

Parque Municipal sediou encerramento do “Setembro Amarelo”

Atividades realizadas neste ano precisaram ser ampliadas devido ao aumento na demandas por esta área da saúde

As atividades do “Setembro Amarelo”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Mossoró, foram encerradas hoje. A programação de encerramento foi desenvolvida no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira e contou com grande participação de pacientes, familiares e servidores.

A agenda dos pacientes e familiares de pacientes, foi voltada para descontração, relaxamento e confraternização com atividades de música, dança, teatro e lanche coletivo. Para a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Kaliana Fernandes, a ideia de tirar as ações de saúde mental dos limites das unidades teve como objetivo proporcionar um dia diferente para os pacientes. “A nossa ideia de trazer as atividades para serem realizadas aqui no Parque é exatamente para tirar esse trabalho das quatro paredes das unidades e promover um dia de lazer e confraternização para todos os pacientes, familiares e servidores”, ressaltou Kaliana.

“SETEMBRO AMARELO” 2021 – As ações do “Setembro Amarelo”, campanha nacional contra o sicídio, deste ano contaram com a participação ativa das seguintes unidades: Ambulatório Materno Infantil (AMI), PAM, CER IV, CAPS II Mariana Neuman, CAPS II Antônio Herculano, CAPS Infantil, CAPS Ad III, Hospital Psiquiátrico Milton Marques, Coordenação da Atenção Primária em Saúde, NASF, Coordenação da Atenção Especializada, Coordenação de Saúde Mental e Central de Regulação.

Kaliana relata que neste ano as ações foram ampliadas e tiveram como alvo cuidar de quem cuida. Reforçou também, que devido a pandemia, a procura pelos serviços nos CAPS cresceu em torno de 30%, tornando os serviços oferecidos no setor de saúde mental ainda mais requisitados “Um ponto que considero muito importante nas ações deste ano foi desenvolver as ações de valorização da vida, levando em conta também os profissionais que cuidam dos pacientes. Foi uma forma de reconhecimento pelo trabalho executado pelos profissionais envolvidos neste setor da saúde”, completou.

Estiveram envolvidos nas atividades de encerramento do “Setembro Amarelo”, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, entre outros servidores. “Foi um mês intenso voltado às ações de valorização da vida e hoje estamos encerrando este trabalho com um resultado positivo reafirmando o compromisso da Prefeitura de Mossoró em garantir uma melhor qualidade de vida à população de Mossoró”, destacou a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support