Padroeira

Paróquia de Santa Luzia comemora 178 anos de criação

Programação comemorativa foi iniciada ontem e segue até a próxima quinta-feira

A Paróquia de Santa Luzia de Mossoró iniciou na segunda-feira, 26/10, as comemorações por seus 178 anos de existência. A primeira atividade foi a celebração do Lucernário de Santa Luzia.

A programação prossegue nesta terça (27) sob a responsabilidade de Pastorais e equipes da festa de Santa Luzia. Até a quinta-feira, 29/10, movimentos como o Segue-me e o Encontro de Casais com Cristo (ECC) se revezarão na celebração da luz.

As comemorações do aniversário da Paróquia foram distribuídas ao longo da semana para que a comunidade e os movimentos da Igreja pudessem participar de forma segura e com respeito às medidas de prevenção ao Covid-19.

O Lucernário de Santa Luzia está sendo transmitido pelas redes sociais da Paróquia no Youtube e no Facebook e pela Rádio Rural de Mossoró.

Ao longo da celebração da luz, o pároco da Catedral, padre Flávio Augusto Forte Melo, vai apresentar novos detalhes da Festa de Santa Luzia, que acontecerá de 3 a 13 de dezembro, com o tema “Igreja, comunhão casa do pão e da missão”.

CATEDRAL – A Catedral de Santa Luzia foi construída em 1772 pelo Sargento-Mor Antônio de Souza Machado e sua esposa, dona Rosa Fernandes, na Fazenda Santa Luzia. Em 27 de outubro de 1842, com a instalação da Paróquia de Santa Luzia, a capela foi elevada à categoria de igreja-matriz e, em 1934, passou a ser a Catedral Diocesana com a criação da Diocese de Mossoró.

A Paróquia de Santa Luzia possui sete templos de visitação pública: Catedral Diocesana, Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Capela São Vicente, Capela de Santa Teresinha, Capela da Ilha de Santa Luzia e Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support