Pandemia

Pacto pela Vida ganha a adesão de mais 23 municípios da região do Mato Grande

A operação busca, por meio do diálogo, executar ações conjuntas e coordenadas entre os prefeitos e gestores

Mais 23 municípios, desta vez da 3ª Regional da Saúde Pública (Ursap) do Rio Grande do Norte, da região do Mato Grande aderiram à operação Pacto pela Vida, iniciada e coordenada pelo Governo do Estado. A adesão aconteceu em reunião, realizada por videoconferência, na tarde desta terça-feira (09).

A operação busca, por meio do diálogo, executar ações conjuntas e coordenadas entre os prefeitos e gestores para fiscalizar o cumprimento das medidas mais rígidas de isolamento social estabelecidas no último decreto estadual publicado no último dia 04.

Devido à diminuição do índice do isolamento social, única medida considerada eficaz no combate ao novo coronavírus (Covid-19), e ao consequente aumento do número de casos da doença, que provocou a alta ocupação do sistema de saúde, Fátima reiterou a necessidade urgente da união entre municípios e Estado para a adoção de medidas mais incisivas, contando com o apoio dos agentes da Secretaria de Estado da Segurança Pública – efetivos da polícia militar, civil e bombeiros.

“Sem dúvida é um momento desafiador para a vida de todos nós. Eu, na condição de governadora e vocês, na condição de gestores municipais, estamos vivendo a história mais difícil das nossas vidas com essa pandemia. Os municípios têm total apoio do Governo para tomar medidas mais rígidas na fiscalização”, disse Fátima.

Durante a videoconferência o secretário de Segurança, coronel Francisco Araújo, reiterou que as forças da segurança estão à disposição para contribuir em ações de colaboração com os municípios que visem o aumento do índice de isolamento social. “Nosso efetivo está motivado, com diárias operacionais em dia e pronto para se somar ao efetivo dos municípios para que, em parceria, façamos valer as medidas do isolamento”, destacou.

O procurador-geral de Justiça do RN, Eudo Leite, parabenizou a governadora pelo empenho na agilidade em se reunir com os municípios representantes das oito Regionais de Saúde do Rio Grande do Norte e afirmou que o Ministério Público Estadual está ao lado do Estado e dos municípios em defesa das novas medidas de isolamento. “O mais importante nesse momento é pensar na proteção da vida humana e com o isolamento mais rígido teremos menos mortes em nosso estado e em consequência em uma velocidade maior virá a retomada da atividade econômica que tratará também menos danos para a população”, assinalou.

Para o prefeito de Afonso Bezerra, Francisco das Chagas Bertuleza, a reunião acontece em um momento oportuno diante do cenário atual da pandemia no RN. “Estamos engajados e temos uma comissão formada para estreitar o diálogo com os munícipes para reforçar as medidas de isolamento social. Muito importante essa ação de todos juntos e o apoio do Governo é fundamental”, pontuou.

A prefeita de Jandaíra, Marina Dias Marinho informou durante a reunião que amanhã irá publicar um decreto seguindo as medidas dos decretos estaduais até o momento publicados. “Vamos editar um novo decreto amanhã totalmente em consonância com as medidas do Governo pois acreditamos ser a melhor conduta para salvar a vida das pessoas no combate da covid-19. Esse apoio do Estado nessas ações farão a diferença”, destacou.

PRIMEIROS RESULTADOS E METAS

Já o secretário de Gestão de Projetos e Metas de Governo, Fernando Mineiro que faz a articulação com os municípios nesta operação relatou os primeiros resultados das ações conjuntas com outros municípios. “Esta é a 6ª reunião que fazemos em prol do Pacto pela Vida. No geral, a ideia do pacto é promover a união de esforços para enfrentar o inimigo invisível e fortíssimo, que é o coronavírus. Percebemos um impacto grande para a população quando vê os dirigentes unidos”, pontou Mineiro. Ele irá reunir os participantes em uma comissão para formatar as ações a serem adotadas nos próximos dias. “Nossa meta é na quinta-feira, já termos ações ocorrendo nos 167 municípios do RN, claro que adaptadas à articulação do município”, reforçou.

Além dos já citados, também participaram da reunião: o vice-governador, Antenor Roberto; o secretário titular e o adjunto de Saúde do RN, Cipriano Maia e Petrônio Spinelli; o coordenador técnico da III URSAP/SESAP, Heriberto de Melo; o procurador-geral de Justiça, Eudo Leite; diretor do Procon Estadual, Thiago Silva e representantes das promotorias de justiça dos municípios, prefeitos e gestores das cidades de: Afonso Bezerra, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Ceará Mirim, Galinhos, Guamaré, Ielmo Marinho, Jandaíra, João Câmara, Lajes, Macau, Pedra Pedra, São Miguel do Gostoso, Riachuelo, Pedro Avelino, Poço Branco, Pureza, Taipu, Rio do Fogo, Maxaranguape, São Bento do Norte e Touros.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...